quinta-feira, 28 de março de 2019

Prefeito de Irauçuba Nonatinho divulga resultados preliminares do SPAECE 2018


O prefeito Raimundo Nonato Souza Silva e a secretária da Educação, Tânia Fontenelle, divulgaram, nesta terça-feira (26/03), às 19 horas, na Quadra da Escola de Ensino Médio de Irauçuba (Grupão), os resultados preliminares da Rede Municipal de Ensino de Irauçuba, obtidos no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) em 2018.

Na ocasião, Foram apresentados os avanços no Município, que a cada ano vem crescendo no número de escolas com nível desejável.


O prefeito Nonatinho, assinou o termo de compromisso com a Escola de Ensino Médio de Irauçuba nos seguintes termos:

01- Seção de três bolsista do programa "bolsa trabalho" para atuarem na localidade de Campinas, e nos bairros Gil Bastos e Cruzeiro na efetivação do programa EJA.

02- Disponibilização de atendimento por profissional psicólogo do Centro de apoio Pedagógico e Educação complementar - CAPECI, para atendimentos as demandas da Escola de Ensino Médio de Irauçuba.

O Evento teve representação da CREDE - 06, Dos Diretores Daniel Carlos da Costa Mendes e Cydnara Ximenes, a Secretária de Educação Tânia Fontenelle, o Diretor da Escola Emanuel Filho além dos Vereadores, Ozéias Aguiar, Rogério, Alex Galucho e o presidente da Câmara Francisco das Chagas Alves (Vinte Cinco).

Foi uma noite de apresentações artísticas e de muitas comemorações pelos ótimos resultados






Câmara aprova divórcio imediato em casos de violência doméstica


A Câmara dos Deputados aprovou hoje (27) um projeto de lei que permite à vítima de violência doméstica solicitar ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável. A matéria segue para apreciação do Senado.

O texto aprovado prevê a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito de pedir imediatamente o divórcio e a possibilidade de o juizado decidir sobre esse divórcio sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita posteriormente.

A relatora do texto aprovado, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou que atualmente a lei já permite o divórcio ou a dissolução da união estável em qualquer hipótese, sem a necessidade de que a vítima comprove violência doméstica para que o vínculo seja rompido.

“Mesmo assim, o projeto tem grandes méritos. O primeiro é chamar atenção para o fato de que, entre as vítimas de violência doméstica e familiar, ainda há grande desinformação sobre a possibilidade de ajuizamento imediato da ação de divórcio, sendo útil colocar na lei a necessidade de orientar as vítimas sobre essa alternativa”, afirmou a deputada.

Licença-maternidade
Em outra votação, parlamentares aprovaram a proposta que prorroga o início da licença-maternidade a mulher ou o seu filho permanecerem em internação hospitalar por mais de três dias. O projeto também segue para análise do Senado.

Segundo o texto, a licença poderá ser suspensa, a critério exclusivo da trabalhadora, se o recém-nascido permanecer internado. A suspensão deverá ocorrer depois de transcorridos pelo menos 15 dias de seu gozo. A licença interrompida é retomada assim que houver alta hospitalar do recém-nascido.

Da mesma forma, o pagamento do salário-maternidade acompanhará a suspensão da licença e será retomado quando a criança sair do hospital e a licença voltar a ser usufruída.

(Agência Brasil)

Bolsonaro nega ditadura e diz que regime viveu “probleminhas”


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na TV Bandeirantes, que não houve ditadura no Brasil e que é preciso “conhecer a verdade”.
“Temos de conhecer a verdade. Regime nenhum é uma maravilha. E onde você viu uma ditadura entregar o governo de forma pacífica? Então não houve ditadura”.
O presidente disse ainda que o governo militar “teve alguns probleminhas”, mas serviu como obstáculo para que o Brasil não seguisse para o socialismo.
Comemorações
Na última segunda-feira, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que sejam feitas comemorações em unidades militares em referência a 31 de março de 1964, data que marca o golpe que deu início à ditadura militar no Brasil.
Prazo
Nesta quarta, a juíza federal Irani Silva da Luz, da 6ª Vara Cível em Brasília, deu cinco dias de prazo para que a União e o presidente Bolsonaro se manifestem sobre ação que tenta proibir quartéis, em caráter liminar, de festejar o aniversário de 55 anos do golpe militar.

Dep. Domingos Neto anuncia data da ordem de serviço para a recuperação de 307km da BR 020


O Coordenador da Bancada Federal do Ceará, Deputado Domingos Neto, PSD, confirmou nesta terça-feira, 26, a data da assinatura da ordem de serviço para a recuperação de 307,8km da BR 020, entre a Divisa CE/PI, no município de Parambu até a cidade de Canindé, com a presença da Superintendente do DNIT no Ceará, Dra. Liris Campelo.

“Acertamos com a Superintendente do DNIT que a solenidade acontecerá na próxima segunda-feira, 01, no Auditório da Câmara Municipal de Tauá, a partir das 9h da manhã”, declarou o parlamentar, acrescentando que o Presidente do Legislativo tauaense, vereador Valdemar Júnior, já está iniciando a mobilização da sociedade para participar da solenidade.

Domingos Neto disse ainda que a Dep. Estadual Patrícia Aguiar já confirmou presença e estão sendo convidados, o prefeito de Tauá, Fred Rêgo, vereadores, empresários, prefeitos e lideranças de vários municípios beneficiados com a obra.

Recuperação da rodovia foi dividida em dois trechos

A Construtora responsável pelo serviço é a A L Teixeira Teixeira Pinheiro, que venceu a licitação para as obras nos dois trechos da rodovia federal.

MP requer reparação de danos causados por extração de areia no Rio Acaraú


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Sobral, ajuizou doze ações civis públicas em face de empresas e pessoas físicas que promoviam a extração de areia nas margens e leito do Rio Acaraú, em Sobral. O MPCE requer, assim, a reparação dos danos ambientais causados pela atividade e o pagamento de danos morais coletivos em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado.

A Promotoria de Justiça de tutela do Meio Ambiente de Sobral apurou, por meio do Inquérito Civil nº 2015/202140, que empresas e pessoas físicas exploraram jazidas de areia nas margens do Rio Acaraú entre os anos de 2012 e 2017, principalmente para utilização na construção civil, ocasionando graves danos ambientais e promovendo a devastação do local, atingindo Área de Preservação Permanente (APP).

“A atividade exige que os danos causados sejam imediatamente reparados, através do cumprimento de Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). Todavia, os demandados nas ações abandonaram a área sem promover a recuperação, o que intensifica a evaporação das águas do Rio, diminui-lhe a vazão, e prejudica a população ribeirinha em época de enchentes, em razão do assoreamento”, explica a promotora de Justiça Juliana Cronemberger.

Dessa forma, o MPCE requereu, em sede de tutela de urgência, a apresentação dos PRADs referentes às licenças de exploração, comprovadamente cumpridos, ou a justificativa de não cumprimento, bem como a suspensão de licenças de exploração concedidas pela mesma atividade. Foi requerido, ainda, a condenação dos responsáveis a recuperar ou reparar os danos ambientais causados, sob pena de multa diária de R$ 5 mil com possibilidade de conversão do valor em perdas e danos, e reversão dos valores à reparação do meio ambiente degradado.

COM MPCE

TCE vai fiscalizar cinquenta e quatro municípios in loco em 2019


Durante sessão plenária desta terça-feira (27), o Tribunal de Contas do Estado sorteou seis municípios cearenses que abrem as inspeções in loco de 2019 a partir deste mês de abril. Foram eles: Amontada, Quixadá, Abaiara, Porteiras, Capistrano e Jaguaretama.


Até o final deste ano, 54 cidades cearenses receberão a visita dos auditores do TCE Ceará, mesma quantidade fiscalizada em 2018. No primeiro semestre de 2019, serão 18, todos incluindo os poderes executivo e legislativo.


A partir do dia 8 abril, Abaiara, Capistrano e Quixadá abrem as fiscalizações ordinárias do ano. Os trabalhos de fiscalização, no âmbito da Prefeitura e da Câmara Municipal, envolverão análise de orçamento, contabilidade, finanças e patrimônio, verificando, por exemplo, a comprovação das prestações de serviços essenciais e procedimentos de licitação e contratos.

A ação pode gerar a abertura de processos, diante de indícios de irregularidades, bem como subsidiar a análise de prestações de contas municipais, com a coleta de documentos e informações.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Deputado José Guimarães faz homenagem ao Padre Cicero


Prefeito Nonatinho inaugura fabrica têxtil Ericalex na sede de Irauçuba


Aconteceu nesta sexta-feira (22), a inauguração da indústria têxtil EricAlex em nosso município. O Prefeito Raimundo Nonato Souza Silva com séquito de vereadores, Vice-Prefeito, Secretários, em seu pronunciamento destacou a importância de mais uma possibilidade de geração de emprego e o beneficiamento na renda de muitas famílias.
O vice-Prefeito, José Pinto de Mesquita (Delegado) e o Presidente da Câmara Municipal Francisco das chagas Alves (Vinte Cinco), agradeceram os empresários Alex e sua esposa Erica, proprietários da empresa EricAlex Confecções, por estarem em parceria com a Gestão municipal instalando essa unidade no Município de Irauçuba gerando de início de 15 a 40 empregos e por acreditar em nossa gente, que dedicados ao crescimento para que aconteça mais e mais a geração de emprego aos nossos munícipes.
Com isso o prefeito Nonatinho, afirma que não vai medir esforços na busca de geração de emprego e renda em Irauçuba, sempre buscando incentivos para que as empresas venham se instalar no Município.O evento foi uma noite de comemoração, apresentação artística e abençoado por um dos líderes religiosos do município, Pastor da Assembleia de Deus, Valdeci Rodrigues.







Prefeito de Groaíras Ueliton Vasconcelos confere passagem molhada de Juá


Na tarde de sábado, 23/03, por ocasião das fortes chuvas que caíram elevando o nível das águas do Rio Groaíras, o Prefeito Ueliton Vasconcelos, esteve conferindo a passagem molhada recém concluída pela a atual gestão, na localidade de Juá. Moradores da região mostraram-se satisfeitos com a obra, pois garantiu o acesso para todo.


Tuberculose mata 4,5 mil pessoas todos os dias no mundo


No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado hoje (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a doença mata, diariamente, quase 4.500 pessoas em todo o planeta e permanece com o status de doença infecciosa mais mortal do mundo. Os números mostram ainda que 30 mil pessoas são acometidas pela tuberculose todos os dias.

De acordo com a OMS, esforços globais para combater a doença salvaram 54 milhões de vidas desde o ano 2000 e reduziram a mortalidade em 42%.

A campanha, este ano, reforça a urgência de colocar em práticas compromissos assumidos por líderes globais, como ampliar o acesso à prevenção e ao tratamento; garantir financiamento sustentável, inclusive para pesquisas; e promover o fim do estigma e da discriminação.

“Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a OMS pede a governos, comunidades afetadas, organizações da sociedade civil, prestadores de serviços de saúde e parceiros nacionais e internacionais que unam forças”, informou a Organização Mundial da Saúde, destacando a importância de se garantir que “ninguém seja deixado para trás”.

Números da doença no Brasil

Em 2017, o Brasil registrou 34,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. Foram anotados ainda 4.534 óbitos pela doença, resultando em um coeficiente de mortalidade de 2,2 mortes por 100 mil habitantes.

O país, de acordo com o Ministério da Saúde, atingiu os chamados Objetivos do Milênio de combate à tuberculose, que previam reduzir, até 2015, o coeficiente de incidência e de mortalidade da doença em 50% quando comparado aos resultados de 1990. Em 2018, entretanto, houve 72,8 mil casos novos no país.

“Apesar de ter avançado, o brasileiro deve ficar sempre alerta”, destacou o ministério, ao reforçar a importância de se começar o tratamento o quanto antes. A terapia de combate à tuberculose está disponível gratuitamente em unidades públicas de saúde e mantê-la até o final é essencial para atingir a cura da doença.

O que é a tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e curada, ela ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Os sinais e sintomas mais frequentes incluem tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; e rouquidão.

(Agência Brasil)

Viçosa do Ceará comemora chegada do Batalhão Raio e sistema de videomonitoramento


Uma multidão acompanhou na manhã deste sábado, 23, na praça General Tibúrcio, centro de Viçosa do Ceará, a solenidade de implantação da Companhia de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o sistema de videomonitoramento no município da Serra da ibiapaba.


O governador Camilo Santana, acompanhado do secretário de segurança do Estado, André Costa, e do prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino, apresentou à população o grupo de policiais que vai atuar na região, e também mostrou através de um telão, como vai funcionar o sistema de videomonitoramento pelas ruas da cidade. Camilo também garantiu que o reforço na segurança continua. “O Raio tem dado uma resposta muito positiva em todos os lugares que foi instalado, trabalho ostensivo que tem transformado para melhor a realidade do interior do Ceará. O videomonitoramento é outra ferramenta fundamental para prevenção e investigação de crimes. E vamos continuar trabalhando muito mais pada garantir a paz a cada cidadão e cada cidadã cearense”.


Viçosa do Ceará vai contar com a atuação de com 29 policiais militares, auxiliados por uma viatura e 12 motocicletas equipadas. Com a base de Viçosa, o Raio chega a 41 unidades no Interior. Ao todo, incluindo Fortaleza, são 2.350 profissionais atuando no Batalhão especializado. Já a frota possui 74 viaturas e 1.340 motocicletas. Os profissionais que atuam no Raio passam por uma série de capacitações que incluem aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático da Polícia Militar do Ceará (PMCE).





Já o sistema de videomonitoramento na cidade serrana passa a contar com 16 equipamentos de captura de imagens, todos instalados em pontos estratégicos do município. As câmeras de alta performance são capazes de realizar giros de 360 graus, com visão noturna, além de identificar veículos furtados e roubados através da leitura de placas. O sistema de videomonitoramento do Estado está em 44 municípios do Interior. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Fortaleza.


O trabalho de integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento têm resultado diariamente na elucidação de roubos e prisões de suspeitos por receptação de veículos. Juntos, a leitura de placas viabilizada pelo Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) e a habilidade dos policiais nas ruas contribuem para dar mais agilidade às abordagem das composições da Polícia Militar, resultando em mais prisões e apreensões.


O município da Serra da Ibiapaba é o 41º a receber o efetivo do CPRaio e integra a lista das 44 cidades do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza com o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.


Raio no interior


A interiorização do BPRaio começou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).


Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante e Lavras da Mangabeira

Sobe para 21 o número de açudes que sangraram em 2019 no Ceará


O açude Caldeirões, em Saboeiro, na Região do Jaguaribe, sangrou neste domingo (24). Com isso, o Ceará chega ao 21º açude cearense monitorado pela Companhia da Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a atingir 100% do volume.

Segundo a Cogerh, 95 dos reservatórios estão com capacidade inferior a 30%.
Açudes que sangraram:

Caldeirões, em Saboeiro (volume de 1,13 milhões m³)
Angicos, em Coreaú (volume de 56,05 milhões m³)
São Vicente, em Santana do Acaraú (volume de 9,84 milhões m³)
Quandú, em Itapipoca (volume de 3,37 milhões m³)
S. Pedro Timbaúba, em Miraíma (volume de 15,768 milhões m³)
Gavião, em Pacatuba (volume de 33,3 milhões m³)
Itapebussu, em Maranguape (volume de 12,43 milhões m³)
Acaraú Mirim, em Massapê (volume de 36,71 milhões de m³);
Jenipapo, em Meruoca (volume de 3,5 milhões de m³);
São José I, em Boa Viagem (volume de 7,67 milhões de m³);
Diamantino II, em Marco (volume de 18,04 milhões de m³);
Itaúna, em Granja (volume de 72,58 milhões de m³);
Gangorra, em Granja (volume de 54,4 milhões de m³)
Tucunduba, em Senador Sá (volume de 41,43 milhões de m³);
Gameleira, em Itapipoca (volume de 52,64 milhões de m³);
Batente, em Ocara (volume de 37 milhões de m³);
Cauipe, em Caucaia (volume de 12 milhões de m³);
Cocó, em Fortaleza (volume de 5,1 milhões de m³);
Germinal, em Palmácia (volume de 2,107 milhões de m³);
Maranguapinho, em Maranguape (volume de 9,35 milhões de m³);
Tijuquinha, em Baturité (volume de 421.067 m³).

Há 130 anos o Ceará assumia pioneirismo no Brasil ao libertar seus escravos


Há mais de 130 anos o Ceará assumia o pioneirismo no Brasil e libertava seus escravos, mais precisamente em 25 de março de 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea. Com a iniciativa, tornou-se a Terra da Luz, uma referência simbólica à claridade da liberdade dos negros escravizados, oriundos majoritariamente dos países africanos Congo e Angola. A iniciativa rende até hoje símbolos e homenagens que remetem à época, como o Centro Cultural Dragão do Mar, o Plenário 13 de Maio na Assembleia Legislativa, o Palácio da Abolição, dentre outras referências.

Até chegar a esse momento de libertação alguns fatos importantes ocorreram na província Ceará e tiveram extrema ligação com o processo abolicionista. O principal deles foi o Movimento dos Jangadeiros, que teve início em janeiro de 1881, fechando o Porto de Fortaleza para o embarque de escravos. Outro fato ocorreu na Vila do Acarape – atual município de Redenção, em 1º de janeiro de 1883, quando 116 escravos daquela localidade foram emancipados. A cidade é conhecida como Rosal da Liberdade.

O Movimento dos Jangadeiros foi encabeçado por Francisco José do Nascimento, conhecido também por Dragão do Mar ou Chico da Matilde, mulato natural de Canoa Quebrada e que havia se tornado prático da Capitania dos Portos. Nesta luta, ele teve ao seu lado a liderança de Antônio José Napoleão, ex-escravo que comprou sua alforria, da mulher, dos filhos e dos amigos, levando-os para morar nas dunas de Fortaleza, o que os fez se tornarem jangadeiros.

Para o professor Hilário Ferreira, cientista social e mestre em História Social, além dos abolicionistas historicamente conhecidos, como Dragão do Mar e José do Patrocínio, todo esse processo de pioneirismo cearense teve fundamental participação dos atores diretamente ligados à causa, como Antônio Napoleão e a esposa Preta Simôa, e Negra Esperança, que morava entre dois traficantes e se arriscava ao dar abrigo aos escravos que fugiam das fazendas.

“É por causa desses negros, em todo um processo de luta e de resistência para não se separar dos seus (familiares) e serem vendidos para o Sudeste, que há um processo de luta que se encerra no processo de abolição no Ceará”, comenta Hilário Ferreira.
Influências
Além da reflexão sobre os erros a não serem repetidos, esse período deixou muitos costumes e interferências no dia-a-dia da nossa população. Podemos identificar isso em áreas como a música, vocabulário, culinária, entre outros.

“Você tinha durante todo o século XIX, do ponto de vista cultural, o samba de umbigada, o que no Maranhão ainda hoje se chama samba de crioulo. Tinha encontro de sambas na Avenida Imperador, no bairro Damas, em Sobral. Outra manifestação cultural desses povos era a festa do Congo, a burrinha, o bumba meu boi. Com o tempo, a festa do Congo vai se reelaborando e nasce o maracatu. Sem falar no vocabulário, palavras como moleque, caponga, munheca, bunda, umbigo”, ressaltou o professor Hilário Ferreira.

Um pedaço da história
Primeira cidade a abolir a escravidão, Redenção guarda um pouco dessa história em forma de museu. Instalado na antiga fazenda da família Muniz Rodrigues, o Museu Senzala Negro Liberto foi inaugurado em 2003. No local, visitantes podem conhecer espaços ocupados no século XIX por senhores e escravos.

O museu preserva ainda a casa grande da fazenda, senzala, documentos de compra de terra e livros de contabilidade escritos na época com caneta de pena pavão, moedas antigas e até objetos que eram utilizados para torturar os escravos. O piso da casa grande tem buracos que eram feitos para que os senhores ficassem sempre vendo o comportamento dos escravos na senzala, que acomodava de 50 a 60 escravos.

Convivência
A cidade de Redenção continua sendo ocupada por brasileiros e africanos nos dias atuais. Desta vez, não mais com relações de exploração por um dos lados, mas de integração em busca de educação. Criada em 2010 e instalada em 2011, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) funciona como um elo de ligação entre os povos do Brasil e das nações que integram a Comunidade d os Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, com a finalidade de promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Pós-escravidão
A comemoração da Data Magna cearense neste 25 de março é um momento importante para reflexão sobre os erros do passado e se o pós-escravidão de fato libertou os negros. Indicadores sociais e econômicos mostram que ainda há uma distância entre pessoas de cor no Brasil, colocando aqueles de pele mais escura predominantemente na parte baixa da pirâmide social do nosso país, sem falar na discriminação racial ainda presente em nossa sociedade.

Para fomentar o respeito e a igualdade entre as raças, o Governo do Ceará criou em 2010 a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, que teve à frente, entre 2015 e 2018, a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Zelma de Araújo Madeira. Para ela, “esses problemas são colocados na sociedade e demandam atenção por parte do poder público, quando incluídos na agenda governamental, por meio das politicas transversais de promoção da igualdade racial”.

Podemos destacar algumas ações da Coordenadoria, que hoje faz parte da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, como a criação e implementação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e a reelaboração e a implementação do Plano de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. O Ceará também firmou convênio com a Uniã ;o para o Projeto Municipalizando a Promoção da Igualdade Racial no Ceará e aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

COM GOVERNO DO ESTADO

sexta-feira, 22 de março de 2019

Prefeito de Irauçuba Nonatinho percorre as ruas do Município conversando com a população


PALAVRAS DO PREFEITO DE IRAUÇUBA NONATINHO EM SEU 
FACEBOOK

"É muito importante o Gestor Público ir até às ruas, vê de perto os problemas, ouvir as pessoas. Mesmo com tantas demandas administrativas, sempre tento tirar tempo pra participar de reuniões de Associações, receber classes organizadas em audiências, e também ir às ruas, desta forma, hoje visitei ruas da Sede do município, e atesto o quanto temos o que fazer pela melhoria da infraestrutura de nosso município.

Visitei uma rua que não tem água encanada, não tem pavimentação, nãotem iluminação pública, não tem esgoto, e mata enorme com entulhos ao longo da via. Total ausência de estrutura urbana, só identifiquei porque botei o pé na estrada e fui andar, assim autorizei ação para ampliação da rede de abastecimento D’agua, instalação de luminárias, vi que referente a pavimentação já está contemplada a rua em projetos que estão em fase de contratação, esgoto está no projeto de esgotamento sanitário que temos recursos empenhados, e entulhos e mata determinei limpeza imediata. Em outra rua determinei busca de solução para água acumulada e construção de um passeio urbanizado, também autorizei obra de reforma e construção de estacionamento na praça da Igreja do Bom Jesus dos Passos. Em outro ponto, escavação de valas para desviar água que está prejudicando Escola Gil Bastos, e ainda solução de escoamento de água acumulada no CEI Tia Diva. Também orientei em alguns pontos plantação de árvores para melhorar a arborização urbana. Também vi obras de pavimentação que estão sendo executadas em diversas ruas.


Assim vamos trabalhando por uma Irauçuba melhor."




População de Groaíras cobra promessas dos Deputados Eduardo Bismark e Sergio Aguiar


A população de Groaíras já tem um histórico de serem enganados com promessas dos conhecidos candidatos "para-quedas" que praticamente compra vereadores com mal intenções e lideranças politicas para conseguirem os votos do povo e depois vão embora e não trazem nem uma obra para o Município.Nesse Contexto a população da terra dos três rios começa acordar,e estão cobrando as promessas dos Deputados Estadual Sergio Aguiar e Federal Eduardo Bismark. Os parlamentares na campanha prometeram varias obras e benefícios para Groaíras ate o momento como disse um morador da cidade"não mandaram um pedaço de pão seco para população"

Realizada Audiência Pública para discutir sobre o Plano Diretor Municipal em Forquilha


Nesta quarta-feira (20), foi realizada uma audiência pública para discutir sobre o Pano Diretor Municipal. O evento aconteceu no auditório da secretaria de educação do município. Na oportunidade além do prefeito Gerlásio, vereadores, secretários, diretores de escolas e populares marcaram presença nesta audiência pública. Para o prefeito Gerlásio Loiola foi um dia importante para o município de Forquilha aonde foi atualiza e onde se faz a última audiência pública de atualização do plano do município. Um dos principais planos nos municípios é o plano diretor aonde vai balizar todas as áreas da administração pública por no mínimo próximos dez anos. Agradecemos a participação social e agora encaminharemos este plano municipal para ser aprovado e implantar a grande maioria das políticas públicas previstas no plano diretor. - Disse Gerlásio Loiola.

Dr. Guimarães marca presença e participa da Cavalcada do Torto


Mantendo a tradição de anos anteriores, o suplente de Senador da República, Dr. Guimarães, atualmente filiado no PROS, esteve participando, XVI Cavalgada de São José do Torto. Acompanhado e atendendo o convite da futura candidata à vereadora em 2020, Ediene Portela e de seu esposo, Leone, Dr. Guimarães cavalgou ao lado de lideranças políticas em boa parte do percurso. Durante o evento o suplente de Senador deixou transparecer que deverá voltar a disputar a Prefeitura de Sobral em 2020. Se depender das pessoas mais próximas, Dr. Guimarães entrará nessa nova disputa eleitoral. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo desta história.

TRE iniciará revisão biométrica em Tauá e Parambu

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará seguirá com a implementação do ciclo de revisões biométricas nesta sexta-feira, 22 de março, nos municípios de Tauá e Parambu, que compõem a 19ª Zona Eleitoral.
O vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, presidirá Audiência Pública sobre o recadastramento biométrico em Tauá, às 10h, no Fórum da Justiça Comum, com a presença de autoridades locais, professores, estudantes e representantes de entidades.
A coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, apresentará, na ocasião, detalhes do Projeto Biometria e esclarecerá as dúvidas acerca do procedimento, sempre alertando a população para os prazos e as consequências do não comparecimento à revisão.
Obrigatório
No processo de revisão biométrica, os eleitores são obrigados a fazer o recadastramento através da coleta de dados biométricos. Se perderem o prazo, terão o título cancelado e ficam impedidos de tirar passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino superior, pedir empréstimos em bancos públicos e podem ainda ter implicações no CPF.
Tauá
Em Tauá, a revisão seguirá de 22 de março a 30 de agosto de 2019. Dos 45.653 eleitores, 26.556 fizeram a biometria, o que representa 58,17% do total.
Parambu
Já em Parambu, dos 27.955 eleitores, 13.680 já foram biometrizados, o que equivale a 48,94%. O prazo vai até 26 de julho de 2019.
Atendimento
Os eleitores precisam levar um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de residência atualizado. O TRE-CE esclarece aos eleitores que o atendimento pode ser agendado, através do telefone 148 ou na página do tribunal.
Meta
A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 100% do eleitorado do Estado do Ceará para as eleições de 2020. Dos 184 municípios cearenses, 55 devem concluir os trabalhos este ano, incluindo Fortaleza. Ou seja, o eleitor terá que comparecer aos cartórios eleitorais e postos de atendimento. Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral, terá o título cancelado.

Deputada Patrícia Aguiar solicita instalação da Casa da Mulher Cearense em Tauá


A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) apresentou requerimento que solicita a instalação da Casa da Mulher Cearense em Tauá. O documento já foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia Legislativa e foi endereçado à Socorro França, titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.
A implantação deste equipamento em Tauá assegura um atendimento humanizado e especializado voltado para as mulheres em situação de violência. “Infelizmente ainda existem situações de violência contra a mulher. Nós avançamos muito, mas a sociedade ainda carrega aspectos machistas que geram atos de violência contra a mulher”, justifica Patrícia Aguiar.

Lucro Líquido do Banco do Nordeste cresce 6,4% e chega a R$ 725,5 milhões


O lucro líquido do Banco do Nordeste apurado em 2018 foi de R$ 725,5 milhões. O valor foi 6,4% maior do que o do exercício anterior, quando foram registrados R$ 681,7 milhões. O resultado operacional da instituição no ano foi de R$ 1,243 bilhão e indicou crescimento de 8,3% em relação a 2017. No ano passado, foram aplicados R$ 43,6 bilhões na economia dos nove Estados nordestinos e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, somados recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operações de microcrédito e outras também com fontes internas. Os números estão no balanço patrimonial, a ser publicado nesta sexta-feira, dia 22.

O aumento do lucro do BNB tem como principais fatores a redução de 15% nas despesas com aprovisionamentos para créditos de liquidação duvidosa, inclusive as decorrentes de coobrigação com o FNE, e o crescimento de 9,4% das receitas de prestação de serviços, o que representa elevação de R$ 212,3 milhões em relação ao exercício anterior.

O patrimônio líquido do Banco do Nordeste chegou a R$ 4,182 bilhões no final de 2018. O capital social importava em R$ 2,844 bilhões. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio da instituição foi de 19% ao ano.

Os ativos globais do BNB no exercício totalizaram R$ 58,6 bilhões, aumento de 8,5% em relação ao do ano anterior. Esse crescimento foi influenciado principalmente pelo incremento observado no conjunto dos saldos de disponibilidades, aplicações interfinanceiras e títulos e valores mobiliários. O saldo da carteira de títulos e valores mobiliários foi de R$ 35,8 bilhões e o saldo total de ativos do FNE alcançou R$ 82 bilhões em dezembro.

No Ceará, foram aplicados R$ 8 bilhões, um crescimento de 56,5% em relação ao ano anterior. A maior parte dos recursos voltou-se para o crédito de longo prazo, que conta com juros subsidiados do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e atende clientes de todos os portes e setores da economia.

Crédito

Dos R$ 43,6 bilhões aplicados em 2018, a maior parte, R$ 32,7 bilhões, teve como fonte o FNE. Todos os 1.990 municípios da área de atuação do BNB receberam recursos do FNE. Empreendimentos localizados no Semiárido receberam R$ 16,3 bilhões. Ao todo, foram contratadas quase 5 milhões de operações de crédito no exercício, 64,8% a mais que em 2017.

Os financiamentos de longo prazo destinados a investimentos rurais, industriais, agroindustriais, infraestrutura, comércio e serviços foram destinatários de 75,7% dos recursos e somaram R$ 33 bilhões, divididos em 577 mil operações.

As micro e pequenas empresas contrataram R$ 2,9 bilhões, valor 10,8% superior ao registrado em 2017. Na agricultura familiar, o Banco do Nordeste aplicou, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), R$ 3,1 bilhões, com 9,5% de crescimento.

O programa de microcrédito urbano, o Crediamigo, aplicou R$ 8,95 bilhões, em 4,24 milhões de operações. No microcrédito rural, o Agroamigo investiu R$ 2,5 bilhões em, aproximadamente, 506,8 mil operações para produtores rurais.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, destacou que as aplicações para micro e pequenas empresas, microcrédito e agricultura familiar cumprem a missão institucional da empresa. “Esses segmentos juntos com o crédito ao mini e pequeno produtor rural compõem a grande prioridade de atendimento do Banco – ser o agente financeiro do pequeno empreendedor na Região”, afirma.

Romildo ressalta também que, como instituição gestora de recursos públicos, o BNB tem também o compromisso com a sociedade de pautar a sua atuação no mercado de forma social e ambientalmente responsável. O Banco do Nordeste também desenvolve ações de integridade e ética, que funcionam como instrumentos da boa governança.

Governo inaugura a nona escola em assentamento rural no município de Mombaça


Estudantes do Assentamento Salão, em Mombaça, agora não precisam mais percorrer grandes distâncias para estudar. Isso porque foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (21), a Escola de Ensino Médio Paulo Freire, a 9ª construída pelo Governo do Ceará em assentamentos rurais. A unidade educacional custou R$ 5,9 milhões oriundos dos governos federal e estadual – investimento englobando construção e compra de equipamentos e mobílias. A localização do equipamento possibilita aos jovens da região mais tempo para realizar outras atividades, como é o caso das amigas Tamara Silva e Estafani Mota, ambas com 15 anos e estudantes do 2° ano do Ensino Médio. “Hoje, com a escola perto de nossas casas, a gente tem mais oportunidades para fazer outras coisas com nossos amigos, familiares e até se dedicar mais aos estudos. Antes, quase não sobrava tempo por causa da distancia que percorríamos”, disse Estefani.

O governador Camilo Santana participou da inauguração ao lado da secretária da Educação, Eliana Estrela, do prefeito Ecildo Filho e do deputado estadual, Osmar Baquit. Camilo reconheceu a importância da unidade para a comunidade, que passa a ter próximo de casa um equipamento adequado para educar aqueles que ali residem. “O jovem dessa comunidade muitas vezes acordava às 4 horas da manhã e tinha que se deslocar à sede do município para estudar. Agora, eles têm uma escola na própria comunidade, moderna, bonita, que não deixa a desejar a nenhuma escola particular em sua infraestrutura para que os estudantes possam receber o ensino de qualidade em sua comunidade e progredir nos estudos, chegando a uma faculdade. O Ceará hoje é o Estado com a melhor educação pública no Ensino Fundamental e tem avançado no Ensino Médio, saindo de 12° para 4°, e os investimentos que estamos fazendo é para fazer o Ceará também uma referência no Ensino Médio”, ressaltou Camilo, que fez questão de conhecer toda a estrutura da escola.

Para a secretária Eliana Estrela, a nova escola oferece uma estrutura capaz de alicerçar boas conquistas para os estudantes. “Quando a gente fala em investimento, não é só o financeiro, é o investimento na valorização das pessoas, é reconhecer a importância do diálogo. Inaugurar essa escola com o nome de Paulo Freire é muito simbólico pra gente. É aqui onde se constrói conhecimento, onde se interage, onde se trilha o caminho para tornar os sonhos realidades”, incentivou a titular da pasta da Educação cearense.

Disciplinas voltadas para a realidade local

A Escola Paulo Freire conta com seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e quadra poliesportiva. A estrutura tem capacidade para receber até 270 alunos por turno. A obra foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Por estar localizada em área de assentamento rural, a Escola de Ensino Médio Paulo Freire tem componentes curriculares que tratam diretamente da realidade do território camponês. São três disciplinas específicas a mais, em relação às escolas regulares convencionais, que acrescentam oito horas-aula na carga horária semanal. Com isso, em dois dias na semana, os jovens ficam na escola em tempo integral para assistirem aulas ministradas por um agrônomo. As disciplinas adicionais são: Práticas Sociais Comunitárias; Projeto, Estudo e Pesquisas; e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas.

Moradora do assentamento há 18 anos, Silvana Vieira é diretora da escola e fala da importância para os alunos terem acesso a disciplinas que abordam temáticas vivenciadas no cotidiano de suas famílias. “Para nós, da comunidade, têm uma importância muito grande, porque valoriza nosso conhecimento, nossa cultura. Os nossos jovens podem se desenvolver na sua própria comunidade através de todas as coisas que o campo proporciona, enquanto assentados e educandos”, destacou a diretora.

GOVERNO DO CEARÁ

Ceará começa a vacinar contra a gripe a partir do dia 15



A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no Ceará a partir do dia 15 de abril, assim como em outros estados do Nordeste, conforme Ministério da Saúde. Inicialmente, serão vacinadas crianças, gestantes e mulheres puérperas. Já para os outros grupos prioritários, a imunização será a partir do dia 22 de abril. A meta do Ceará é vacinar 2.509.776 de pessoas contra a gripe até 31 de maio.


Para alcançar a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, deverão se vacinar 90% da população, o equivalente a 2.060.515 pessoas dos grupos prioritários no estado. São 703.174 crianças, 182.907 trabalhadores da saúde, 94.702 gestantes, 15.570 puérperas, 26.071 indígenas, 924.727 idosos, 113.364 professores.


Desde 2008, o Ceará bate a meta da cobertura vacinal contra a gripe. Em 2018, 104,68% do público alvo foram vacinados. O público alvo da Campanha são as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

terça-feira, 19 de março de 2019

Convite da Prefeitura municipal de Groaíras para evento Sexta-feira(22)

A Prefeitura Municipal de Groaíras, na pessoa do Prefeito 
Ueliton Vasconcelos, através da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Meio Ambiente e Cáritas Diocesana, convidam os Catadores e Catadoras, técnicos da Assistentes Sociais, técnicos da agricultura, meio ambiente e Scidades para uma Capacitação de legalização da Associação Comunitária de Catadores do Município de Groaíras. 

Data: 22/03/2019 (Sexta-feira)
Horário: 08:00h às 13:00h
Local: Centro Cultural João Batista Feijão.
R. Antônio Alves de Matos, 2000 - Cap. José Linhares (Saída para Cariré)



Convite para população do Município de Forquilha participar da reunião de revisão do Plano Diretor

O Governo Municipal de Forquilha, nas pessoas do Prefeito Gerlásio Loiola, do Vice Prefeito Régis Prado e Secretário de Infraestrutura José Ilário convida todos os forquilhenses para participarem da reunião de revisão do Plano Diretor, que ocorrerá no dia 20 de março de 2019, as 08h, no auditório da Secretaria da Educação.
Será a última audiência pública para ser discutido a infraestrutura do município nos próximos 10 anos, para trazer melhorias à população.


“Bolsonaro ainda não assumiu o papel de presidente”, diz Tasso ao Valor


Futuro relator da reforma da Previdência Social quando a proposta chegar ao Senado,Tasso Jereissati (PSDB-CE) diz que o presidente Jair Bolsonaro queima capital político com questões inúteis e compromete cada vez mais a aprovação da mudança nas regras das aposentadorias, que deveria ser foco absoluto do governo.
“A primeira dificuldade vem do próprio governo, com bate-cabeças e bobagens ditas e feitas pelo presidente. Parece que Bolsonaro ainda não assumiu o papel de presidente da República do Brasil”, aponta em entrevista ao Valor Econômico.
“Ele está fomentando a discórdia. É a antítese do que um presidente quer para o seu governo. Ele não pode sair por aí dizendo qualquer coisa polêmica, às vezes fora da realidade, que pode até ser a opinião pessoal dele, mas não é a do país”, alerta.
Nunca antes
Tasso diz que, historicamente, nunca houve um momento tão propício para a reforma da Previdência, mas o tempo corre contra o governo e as maiores dificuldades sequer começaram. O tempo “ótimo” para o governo botar a reforma em curso, que seriam os dois primeiros meses de governo, já foi perdido, diz. “Na Câmara, tem que passar até julho. Voltando do recesso parlamentar sem ter resolvido na Câmara, vai ficar muito difícil. Passa uma coisinha ou outra, mas bem magrinha”.
Erro
A pressão das corporações e das redes sociais ainda nem começou a influenciar e será enorme, diz o tucano. Tasso critica também a estratégia do governo de tentar emplacar a desvinculação do Orçamento ao mesmo tempo que a reforma das aposentadorias, como forma de agradar os governadores e fazê-los trabalhar em favor da proposta para a Previdência. “Isso é um erro. Parlamentares ligados à área da saúde ou educação, por exemplo, que a princípio poderiam ser pró-reforma da Previdência, vão se indispor por causa da PEC da desvinculação. Você mais perde votos do que ganha”.
Ministros
Bastante crítico à atuação dos ministros da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, e – principalmente – das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Tasso diz que há gente demais falando pelo governo, em direções diversas. “São vários grupos que não se dão entre si e têm opiniões que contrastam, em vários assuntos. O [ministro da Economia] Paulo Guedes traz uma agenda liberal, de forte abertura do Brasil ao comércio exterior. Uma política evidentemente globalista. E vem um outro, que é ministro das Relações Exteriores [Ernesto Araújo], fazendo discurso antiglobalista e influenciado por um filósofo, Olavo de Carvalho, com ideias absolutamente fora do padrão”.
Fora da base
Figura de proa do PSDB nas últimas três décadas, Tasso, de 70 anos, admite a proximidade à agenda econômica do governo, mas rechaça a hipótese de a sigla aderir formalmente à base aliada a Bolsonaro. Pelo contrário: diz que, se quiser ser uma alternativa para o futuro – e para as eleições presidenciais de 2022 – os tucanos devem caminhar mais na trilha da oposição. Da mesma forma, descarta que o PSDB vá se tornar um partido de direita, que dispute espaço com o PSL – como tem aventado aliados do governador de São Paulo, João Doria. “Esse espaço da direita está ocupado pelo PSL e pelo Bolsonaro. Não é nem nunca foi nosso. O nosso, mais do que nunca, é o da social-democracia”, diz. A questão dos costumes, na qual a agenda do PSL e do presidente é notadamente conservadora, é uma diferença clara, aponta. “Nosso espaço é este, uma visão liberal na economia, bastante liberal nos costumes e que vê o Estado como elemento regulador e atuante na questão dos desequilíbrios sociais”.
Oposição
Se os tucanos migrarem para a direita, garante, será oposição interna. Tasso, que recebeu o Valor em seu gabinete, no 14º andar do Senado, confirma inclusive que, olhando para fora, conversou com defensores da criação de uma nova alternativa de centro, como o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e nomes não-tradicionais da política, como o apresentador de TV Luciano Huck e o ex-ministro do Supremo tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
E ainda
Decisivo na conturbada eleição do Senado que desbancou Renan Calheiros (MDB-AL) e elegeu Davi Alcolumbre (DEM-AP), Tasso é um conselheiro insuspeito do novo presidente do Legislativo, mas nega ser a cabeça pensante por trás do amapaense, até então um parlamentar do chamado baixo clero.
Com informações do Valor Econômico

Governo do CE anuncia recursos para o projeto São José IV nesta terça


O Governo do Ceará celebra o Dia de São José com o anúncio de recursos para o projeto São José IV e a entrega de equipamentos voltados para projetos produtivos e abastecimento d´água que vão melhorar a vida dos agricultores familiares. O evento, que acontece às 9h, no Parque de Exposição César Cals, também será marcado pela apresentação do balanço das atividades do Projeto São José III. O governador Camilo Santana participa do momento.

Na ocasião, 90 representantes de agricultores receberão tratores e implementos agrícolas; caminhões; equipamentos para casas de farinha, casas de mel e apicultura; e para agroindústria de beneficiamento da castanha de caju. Ainda serão assinadas ordens de serviço para implantação de cisternas de primeira água para consumo humano, sistemas de reuso d´água de cinzas domiciliares e cartas de crédito, além de títulos de posse de propriedades rurais.

Serviço:
Dia de São José
Hora: 9h
Local: Parque de Exposição César Cals (Av. Sgto Hermínio, 2677. Álvaro Weyne)
Data: 19/03/2019 (terça-feira)

ASCOM/SDA

Ministério Público Eleitoral pede cassação do deputado estadual Audic Mota


Parecer do Ministério Público Eleitoral pede a cassação do registro/diploma do deputado estadual Audic Mota. O motivo: abuso de poder político. O documento também pende a inelegibilidade do enrolado Carlos Windson (prefeito de Tauá cassado pela Câmara e afastado pela Justiça Federal).

O parecer conclusivo do Ministério público é pela procedência da representação em desfavor de Carlos Windson e Audic Mota no seguinte termos:


“Diante do exposto, opina esta Procuradoria Regional Eleitoral pela procedência da presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral, devendo ambos os representados serem condenados à sanção de inelegibilidade, pelo abuso do poder político, a sanção de multa pela configuração de conduta vedada, além da cassação do registro/diploma do Deputado Estadual Audic Mota”.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Secretaria de Educação de Groaíras promove aula sobre alimentação saudável para alunos do Município



O Projeto Alimentação Saudável aplicado pelo C. E. I. Nossa Senhora de Fátima durante a segunda semana de março, teve como objetivo abordar e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre uma alimentação mais saudável.
Na sexta-feira (15/03), as crianças participaram da produção do lanche e no cardápio um delicioso sanduíche feito com produtos naturais, bom para quem comeu, satisfação para professores, gestores e merendeiras que executaram o projeto de forma brilhante.

Vale ressaltar é que a indicação da Secretaria da Educação é para que os Centros de Educação Infantil de Groaíras desenvolva desde 2017 o Projeto Alimentação Saudável.

Prefeitura de Irauçuba estar construindo açude no Distrito de Boa Vista do Caxitorê


A Gestão Municipal de Irauçuba através da Secretaria de Infraestrutura está construindo um grande açude no Distrito de Boa Vista do Caxitoré. O novo manancial irá beneficiar ainda a população do Distrito e adjacências.

A obra está orçada no valor de R$ 713.482,89 está sendo feita pela empresa Litorânea Empreendimentos.
O terreno foi doado para a prefeitura pelo Saudoso Sr. Luiz Alves, para a construção do açude.
O prefeito Raimundo Nonato Souza Silva conseguiu a captação do recursos para esta obra junto ao Ministério da Integração Nacional.




Domingos Neto reuni-se nesta Segunda-feira(18) com o chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni


As tratativas para a ocupação de cargos federais no Ceará de segundo e terceiro escalões ganharam força nos últimos dias. O coordenador da bancada local na Câmara dos
Deputados, Domingos Neto (PSD), dará mais um passo hoje. Ele encontrará um dos condutores da questão, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Segundo ele, estará em pauta a ocupação destes postos no Estado e a permanência do Banco do Nordeste (BNB) – o Planalto ventila a possibilidade de fundi-lo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para ele, a união não deverá acontecer.

“O Governo percebeu que isso não tem chance de passar e a mera especulação atrapalharia a construção de uma base de apoio”, opina Neto.

Antes, na semana passada, o coordenador esteve com a líder de Jair Bolsonaro (PSL) no Congresso Nacional, a deputada Joice Hasselman (PSL). Segundo diz, a parlamentar o entregou lista com nomes para 14 órgãos federais. O total de repartições no Estado, contudo, gira em torno de 40.

Sobre o número ainda distante do total, Neto afirma ter ouvido de Joice que os ministros ainda acertam os escolhidos.

A Companhia Docas do Ceará é um dos principais postos, mas Neto afirmou não estar na lista entregue pela pesselista, assim como outros ligados a Minas e Energia.

As principais definições Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Parlamentares cearenses que dão sustentação ao Governo Federal, 10 entre 22, não poderão fazer indicações para todas as áreas. As consideradas nomeações técnicas ficarão sob alçada exclusiva de ministros.

O deputado adiciona ainda que as indicações liberadas estão ocorrendo mediante assinatura ao lado do nome do indicado, que representa responsabilidade pela nomeação, mas não só isso.

O parlamentar que quiser rubricar ao lado de um indicado estará, extraoficialmente, afirmando que votará a favor da reforma na Previdência Social. “Se o governo quiser condicionar isso, a maioria dos 10 vai discordar”, avalia Neto. Assim, diz que deliberará sobre a questão com a base cearense.

Um dos integrantes desta base, Capitão Wagner (Pros), confirma ter escutado nos corredores do Congresso a condição da assinatura. “Não vou indicar ninguém condicionado a votar em reforma”, adianta. O capitão reformado da PMCE é contra alguns pontos do texto, a exemplo das condições impostas a trabalhadores rurais.

Para Wagner, apesar de as indicações estarem sendo baseadas em critérios técnicos – mesmo se forem políticas – a condução é conturbada.

“Só pra você ter noção, um dos deputados federais do Ceará tentou agendar reunião com o diretor de infraestrutura do Dnit, que só pode receber na presença do general que dirige (diretor-geral, o general Antonio Leite dos Santos Filho). Isso demonstra que o general não confia nos políticos e no seu próprio assessor. Isso é ruim pro órgão”.

O deputado Heitor Freire (PSL) minimiza a questão envolvendo assinaturas. “Se a pessoa quer fazer parte da estrutura do governo ela tem que se comprometer com a agenda do governo”, argumenta.

Ele assegura que votará a favor de toda e qualquer pauta vinda do Planalto, sem reivindicar indicações em troca. “Sou e serei fiel à pauta do governo Bolsonaro”. O líder do PSL no Ceará pondera que se for solicitado poderá dar contribuições.

Sobre os colegas de bancada e suas deliberações, Freire afirma não ter informações, já que não vai aos encontros. Ele entende que isto significa independência em relação ao grupo.

Apesar disso, avalia que os indicados para cargos relevantes não poderão ter vínculos ou concepções relativos à esquerda. Usará, inclusive, a tribuna da Câmara para denunciar eventuais quadros com esta preferência ideológica, além de alertar ministros.

Por outro lado, em cargos com menor poder de influência, não vê problemas, já que as pessoas podem mudar. Exemplifica o ex-senador Magno Malta, “maior petista que tinha no Brasil”, hoje apoiador do presidente da República.

Ainda segundo Freire, Joice reúne competências para protagonizar estes diálogos. Classifica a deputada como “altamente qualificada” e “bem quista” na Câmara, com capacidade para guiar o processo de escolha de nomes por parte do Governo.

A líder do Governo no Congresso foi procurada por meio da assessoria, que disse que ela não falaria sobre o caso, e do próprio celular desde a última quinta-feira. Ligações resultaram em caixa postal. Mensagens no WhatsApp foram visualizadas, mas não respondidas. Entres os questionamentos, o número de órgãos federais na lista e a relação com os ministros.

Números

22

deputados formam a bancada federal do Ceará

10
destes parlamentares integram a base de Jair Bolsonaro (PSL)

12

deputados, entre opositores e independentes, não participam de diálogos

Ranking da Corrupção

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou em 22/11/2018 órgãos federais com maior potencial de corrupção. O mapeamento foi entregue à equipe de Jair Bolsonaro (PSL), à época em transição.

Foram 287 órgãos federais detectados com risco de possíveis fraudes e corrupção. O índice vai de zero a um, sendo um o mais alto risco de corrupção. No Ceará, o ranking ficou da seguinte maneira:

1º – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) – 0,91 (risco muito alto)

2º – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – 0,83 (risco alto)

3º – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – 0,77 (risco alto)

4º – Companhia Docas do Ceará (CDC) – 0,56 (risco médio)

5º – Universidade Federal do Ceará (UFC) – 0,54 (risco médio)

6º – Universidade Federal do Cariri (UFCA) – 0,49 (risco médio)

7º – Banco do Nordeste (BNB) – 0,29 (risco médio)

(O POVO – Repórter Carlos Holanda)