segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Biometria: CE já possui mais de 60% dos eleitores cadastrados


O Ceará já possui o total de 61% de eleitores cadastrados. Foi o que divulgou o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), desembargador Haroldo Correia Oliveira Máximo, ao tornar público o balanço do ciclo biométrico de 2017.
Foram apresentados os números da biometria em todo o estado em nível nacional desde 2014, com ênfase para o índice de 34,78% atingido em 2016, ano em que se superou a média nacional no recadastramento biométrico. A meta é cadastrar até maio de 2018 o percentual de 75% do eleitorado em todo o estado. Na capital, foi atingido o índice de 30%, totalizando 525.317 eleitores com biometria.
Um comparativo de atendimentos no período de novembro de 2014 a outubro de 2015 e novembro de 2016 a outubro de 2017 revelou um aumento de 290% no cadastramento biométrico. O desembargador Haroldo Máximo destacou “a qualidade do servidor do Tribunal, bem como a capacidade de trabalho, eficiência e excelência no atendimento, cujos resultados são latentes. Nós estamos cumprindo nosso papel”.
Fim da revisão
Na semana passada, os municípios de Cascavel, Pindoretama, Russas, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, Croatá, Jaguaruana e Itaiçaba encerraram o prazo de revisão biométrica. Os municípios finalizaram o ciclo com atendimento superior ou próximo a 80%, destacando-se Cascavel e Jaguaruana, que atenderam, respectivamente, 888 e 512 eleitores no último dia de cadastramento.
Caucaia
Em Caucaia, foi realizado o percentual de 48% da biometria, totalizando 85.272 eleitores cadastrados até outubro deste ano. Caucaia conta atualmente com cerca de 217 mil eleitores, tendo o segundo maior eleitorado do estado. O município realiza revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos desde 6 de fevereiro deste ano com término em 28 de fevereiro de 2018. Para agilizar o processo, o município receberá mais um posto de atendimento no Centro de Referência de Assistência Social – Cras, do Conjunto Nova Metrópole.
Investir em treinamento de servidores
No fim de 2016, o TRE alcançou um total de 62 municípios com 100% de biometria. Ao término de 2018, espera-se atingir o total de 129 municípios revisados, restando 55 para o próximo ciclo incluindo a capital. Para isso, o Tribunal tem investido em treinamentos de servidores para as zonas do interior e de Fortaleza; em postos de atendimento em todos os municípios;além da descentralização de postos em Maranguape, Caucaia e Fortaleza.
Outras ações como o atendimento aos sábados, bem como a prorrogação dos períodos revisionais colaboraram para o alcance cada vez maior da biometria. A possibilidade agendar o atendimento também é destaque. Através do telefone 148 ou pelo site (www.tre-ce.jus.br), o eleitor pode escolher o dia e a hora que deseja ser atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário