sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Dr Abdias e Vereadora Jane Lopes recebem Domingos Neto na inauguração do Comité em Forquilha


Na noite desta Quinta-feira(27) o Dr Abdias Araujo junto com a Vereadora Jane Lopes e com a presença do Prefeito Gerlásio Loiola e do Vice Regis Prado recepcionaram o candidato a reeleição a Deputado Federal Domingos Neto em Forquilha na inauguração do comité.Foi um momento em que Domingos Neto falou aos presentes e falou da sua luta pelo povo Cearense.Na sua fala o Prefeito Gerlásio Loiola agradeceu as verbas mandada por Domingos Neto para o município e que mais benefícios virão para o povo Forquilhense.

EM IRAUÇUBA MAIS 50 PESSOAS CAPACITADAS PELO PROJETO:"GERAR UMA NOVA PERSPECTIVA


Nessa quinta-feira (27) a Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou os 50 certificados de conclusão do curso de Corte de Cabelo, Escova e Penteado para alunos de Campinas e Sede - Completando o 12º curso somente neste ano, possibilitado através do Projeto Gerar Uma Nova Perspectiva, somando um total de 310 pessoas capacitadas através da Assistência Social. Um belo evento que contou com a participação de autoridades como o Ouvidor Municipal Vanderlei Torres, Luiz Carlos SDE, Vereador Clerdônio Ávila, Rogerio Barbosa SEJUV, Professor Valmir Rafael e Helena Coelho Coordenara do CCI.

Deputado José Guimarães visita amigos no Planalto Picí/Fortaleza


PALAVRAS DO DEPUTADO JOSÉ NOBRE GUIMARÃES NO BAIRRO PLANALTO PICI EM FORTALEZA

"Nos últimos anos, tenho aprendido muito em minhas caminhadas pelo Ceará, principalmente por estar mais próximo da população. Caminhando é mais fácil saber as aflições, queixas do povo. Ontem estivemos no bairro Planalto Pici, na periferia de Fortaleza, e assumi o compromisso de dialogar com o governador e o novo presidente da República - que espero ser Fernando Haddad - para investir mais no esporte e na cultura. Não se combate à violência com mais violência, mas com investimento em educação, com a estruturação dos investimentos públicos na segurança e com a parceria com as organizações da sociedade civil que promovem as duas áreas."

TRE e ENEL discutem esquema especial para as Eleições 2018


A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, reuniram-se nesta quinta-feira, 27/9, na sede do TRE, com representantes da concessionária de energia elétrica do Estado do Ceará, Enel, para tratar do fornecimento de energia e atendimento às ocorrências, em caso de interrupção do serviço, na véspera e no dia da eleição, 6 e 7/10, em todo o Estado.
Estiveram presentes, também, o diretor-geral do tribunal, Hugo Pereira Filho; os secretários de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, e de Administração, Sérgio Coelho; o assessor jurídico do TRE, Caio Guimarães; o coordenador de serviços gerais, Márcio Jucá Jereissati. Pela Enel, participaram Osvaldo Férrer e Eduardo Gomes (Centro de Controle de Operações).
A desembargadora Nailde Pinheiro destacou “a parceria entre o TRE e a empresa, que sempre atende com rapidez nossos chamados”. Pediu para que fossem redobrados os cuidados com o monitoramento e fornecimento de energia elétrica nos locais de votação e na sede do TRE.
Os representantes da ENEL garantiram que os desligamentos programados para obras serão suspensos no período de 4 a 7/10, atuando apenas em casos de urgência. A companhia entregou ao TRE um Plano Operacional e se colocou à disposição, em regime de plantão, para atuar com eficiência nos chamados da Justiça Eleitoral.
Fortaleza, 27 de setembro de 2018

Eunício assegura liberação de 295 casas para Pedra Branca


“Vocês podem ter a certeza de que essas casas serão uma realidade ainda neste mandato”. A fala foi proferida por Eunício, na cidade de Pedra Branca, ao firmar compromisso em prol de moradia digna para a população. O encontro com a população foi realizado na manhã desta quinta-feira (27), no Centro Pastoral.
Ao ser acolhido por centenas de populares e por lideranças comunitárias e políticas da região, Eunício recebeu o pedido para que sejam liberadas 200 casas para a zona urbana e mais 95 unidades para a zona rural da cidade. O pedido foi realizado ao mesmo tempo em que agradeceram por todo o trabalho que o parlamentar vem desenvolvendo em defesa do Ceará.
“Esse pedido é mais do que justo. Estamos liberando quase cinco mil casas para o Ceará, e é compromisso meu que Pedra Branca receba essas 295 unidades ainda neste atual mandato”, assegurou, ao lado do prefeito Antônio Góis, do deputado federal Genecias Noronha, da deputada estadual Aderlânia Noronha, deputado estadual Danniel Oliveira, vereadores, lideranças comunitárias e população em geral.
Após o encontro, Eunício e os demais presentes saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro de Pedra Branca. A recepção dos populares, comerciantes, clientes, estudantes foi em tom de agradecimento e apoio pela reeleição do senador do Ceará. Na sequência, reuniu-se com o ex-prefeito de Pedra Branca, Pedro Paraibano, e seu núcleo político, que também defende a renovação do mandato de Eunício em prol do desenvolvimento do estado do Ceará.

Se passar ao 2º turno, Haddad pretende antecipar nome para Ministério da Fazenda


Candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad quer apresentar logo aos eleitores brasileiros o nome que assumirá o Ministério da Fazenda caso seja eleito presidente da República. A expectativa é que a decisão ocorra logo após o início do segundo turno, se Haddad conseguir chegar a segunda fase do pleito.

Dessa forma, defendem aliados, o petista vai sinalizar que seu eventual governo será moderado e sem grandes rupturas na economia, permitindo sua entrada na reta final da disputa sob menor desconfiança do mercado. O grupo mais próximo ao candidato, porém, descarta a publicação de uma nova versão da Carta aos Brasileiros, divulgada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 para acalmar investidores que temiam um radicalismo econômico no primeiro mandato do petista.

A tese agora é que o perfil de Haddad já é moderado, mas que o anúncio do chefe da Fazenda poderia deixar ainda mais claro que sua gestão não será orientada por um sentimento de ódio e vingança ao setor financeiro.

Por recomendação do ex-presidente Lula, porém, o movimento não deve ser feito antes de 7 de outubro. Como mostrou a coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, Lula desaconselhou Haddad a fazer um aceno ao centro neste momento porque, na avaliação do ex-presidente, “o povo já mostrou que não quer um candidato de centro”.

Até o final do primeiro turno a ordem é manter a estratégia de conquista de votos do eleitor petista, reforçando a imagem de que Haddad é quem vai levar adiante o projeto político do partido. Caso as projeções das pesquisas mais recentes se confirmem, o herdeiro de Lula pode passar para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL), que tem seduzido parte do mercado com o discurso liberal de seu guru econômico, Paulo Guedes.

Em primeiro lugar nos levantamentos, com 28% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha e 27% no Ibope/CNI, o capitão reformado já anunciou o economista — chamado por ele de “posto Ipiranga”, em referência a uma propaganda da rede — como ministro da Fazenda caso vença a corrida ao Planalto, o que agradou ao mercado.

Para tentar vencer resistências a seu nome no setor, Haddad escalou pessoas de sua confiança para iniciar conversas com empresários e investidores e encontrar alguém que preencha os requisitos para chefiar sua equipe econômica – mas ainda não bateu o martelo sobre o nome.

Como revelou o Jornal Folha de São Paulo na semana passada, o petista não quer um economista clássico para o cargo, mas alguém que seja pragmático e, ao mesmo tempo, flexível para resolver os problemas sem se aprisionar a dogmas das escolas tradicionais. Nas palavras de um auxiliar, Fernando Haddad procura um nome com traquejo político, mas também com capacidade de diálogo entre o mercado e a academia.

A principal dúvida dos investidores hoje é sobre a influência que setores mais radicais do PT terão em um eventual governo Haddad, mas aliados repetem que Lula vai controlar o partido. Admitem que o ex-presidente vai ajudar na escolha do ministro e que será um dos principais condutores da política econômica de um eventual governo Haddad.

A principal cautela, avaliam integrantes da campanha, é fazer esse aceno no momento certo, sem comprometer a estratégia geral para a captação do eleitorado petista. Desde a semana passada, Haddad tem investido em um discurso mais ponderado e de pacificação – que deve ser mantido e ampliado caso chegue ao segundo turno.

Nos bastidores, o presidenciável admite que, se for eleito, vai fazer um governo de coalizão, mas quer evitar passar a imagem de que é o candidato do sistema — Bolsonaro prega o discurso antissistema, com aderência de parte do eleitorado cansado da política tradicional. Auxiliares de Haddad acreditam que o aceno de moderação na economia pode facilitar a reabertura do diálogo com partidos que o PT rompeu após o impeachment de Dilma Rousseff.

Há na campanha quem fale em possível acordo com “os melhores quadros” de MDB, do presidente Michel Temer, do PSB e até do PSDB, rival histórico dos petistas. A vacina para a contradição que esse discurso pode trazer para a órbita de Haddad tem sido a de que sua candidatura, se passar para o segundo turno, deve unir uma aliança de “civilização contra a barbárie”.

Ainda não há um movimento concreto de união desses partidos, mas auxiliares de Haddad dizem que existem conversas, em reservado, sobre uma certa inquietação dos políticos com a ascensão da extrema direita, cristalizada na liderança de Bolsonaro. Caso passe para o segundo turno, o petista deve procurar inicialmente Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL) para compor um acordo. Assessores de Haddad afirmam que Ciro, inclusive, poderia ser nomeado ministro no governo do PT. O pedetista, porém, afirmou em debate que, se eleito, preferia governar sem o partido de Lula.

Com informações do Jornal Folha de São Paulo

Ciro prefere Haddad: “Brasil precisa se proteger do poço sem fundo do Bolsonaro”




O candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, disse em entrevista, hoje (27), em Pernambuco, que preferia enfrentar Fernando Haddad no segundo turno.

“Claro que eu deveria dizer ‘venha quem vier’, mas o Brasil precisa se proteger do poço sem fundo do Bolsonaro. Uma disputa entre eu e o Haddad seria uma disputa entre dois democratas, entre duas pessoas respeitáveis, entre duas pessoas que respeitam a democracia”.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Comunicado da Ouvidoria municipal de Irauçuba


Deputado José Guimarães visita amigos no Bairro Aerolandia/ Fortaleza


PALAVRAS DO DEPUTADO JOSÉ NOBRE GUIMARÃES

"Hoje tive um reencontro com as ações do meu primeiro mandato, em 2006. O Ceaci foi uma instituição fundada com o meu apoio. Na Câmara Federal, que ajudei com a criação do primeiro curso de informática e com a aquisição dos primeiros equipamentos. Com o governo Temer, o incentivo para realizar o trabalho de cidadania desapareceu e a nossa proposta é poder retomar os investimentos e fazer com que o Ceaci volte a funcionar a todo vapor. Contem com o nosso apoio."

Tasso e Anastasia já teriam jogado a toalha sobre chances de Alckmin


Um tucano que conversou recentemente com os tucanos Antonio Anastasia, de Minas, e Tasso Jereissati, do Ceará, revela que ambos já tratam a derrota do candidato a presidente da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, como fato consumado.

A informação é da Coluna Radar, da Veja Online.

Difícil, à essa altura, é encontrar quem ainda acredite no milagre.

(Foto – Agência Brasil)

Acompanhe a agenda dos candidatos ao governo do Ceará para esta quinta-feira


Ailton Lopes (Psol)
  • 21h – Debate do Grupo de Comunicação O Povo
Camilo Santana (PT)
  • 7h30 – Caminhada no Serviluz, em Fortaleza
  • 21h – Debate do Grupo de Comunicação O Povo
Gonzaga (PSTU)
  • 4h – Panfletagem com rodoviários no Rodolfo Teófilo
  • 6h – Panfletagem e conversa com operários na Aldeota
  • 19h15 – Entrevista ao Jornal da Cidade, na TV Cidade
Hélio Góis (PSL)
  • 21h – Debate do Grupo de Comunicação O Povo
Theophilo (PSDB)
  • 10h – Visita ao município de Beberibe
  • 21h – Debate – Grupo de Comunicação O POVO

Eunício anuncia liberação de 4.512 novas casas para o Ceará


O sonho da casa própria para milhares de famílias cearenses está se realizando. Nesta quarta-feira (26), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), anunciou a liberação de mais 4.512 casas do Minha Casa Minha Vida para mais de 40 cidades do Ceará.
Os projetos contemplados foram publicados através de três portarias no Diário Oficial da União (DOU) e contaram com articulação do senador do Ceará junto ao Ministério das Cidades para que fossem liberados.
Somente em Fortaleza, quase 1600 famílias serão beneficiadas nos Residenciais Santa Rosa e Vila Nova I. A portaria atende projetos do Minha Casa Minha Vida tanto na zona rural como urbana.
De acordo com Eunício, até o final deste ano, serão cerca de 20 mil casas do programa Minha Casa Minha Vida construídas nos municípios do estado, em todas as regiões. “É gratificante ter a oportunidade de trabalhar para realizar o sonho das famílias cearenses de ter uma casa digna para morar”, comemorou.
Confira os municípios contemplados:
*PORTARIA Nº 595, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018 Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU. ( Entidades)*
http://portal.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/42375570/do1-2018-09-26-portaria-n-595-de-25-de-setembro-de-2018-42375407
*PORTARIA Nº 596, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018 Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).*
http://portal.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/42375584/do1-2018-09-26-portaria-n-596-de-25-de-setembro-de-2018-42375404
*PORTARIA Nº 597, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018 Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.*
http://portal.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/42375618/do1-2018-09-26-portaria-n-597-de-25-de-setembro-de-2018-42375424

TRE pede prioridade para evitar transtorno na apuração de votos


A transmissão de dados das eleições deste ano em todo o Estado foi tema de reunião entre representantes de empresas de telecomunicações e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro. O encontro aconteceu, ontem, na sede do TRE.
Na ocasião, a presidente do TRE solicitou o empenho das empresas para garantirem a continuidade dos serviços de conexão de dados para a transmissão dos resultados na apuração das Eleições 2018, no dia 7 de outubro, especialmente, a partir das 17 horas.
“Necessitamos que as empresas deem prioridade aos nossos chamados, de preferência com equipes estrategicamente posicionadas no interior, para que nenhuma intercorrência atrapalhe os trabalhos de apuração”, demandou a desembargadora.
As companhias comprometeram-se em colocar equipes de plantão à disposição da Justiça Eleitoral, inclusive com a presença de técnicos nas dependências do TRE, e garantiram que já testaram os equipamentos e trataram as contingências, com o intuito de assegurar a apuração das Eleições 2018.
Estiveram presentes, também, o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo; o diretor-geral do tribunal, Hugo Pereira Filho; os secretários de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio; e de Administração, Sérgio Coelho; o assessor jurídico do TRE, Caio Guimarães; o chefe da Seção de Suporte Operacional e Redes, Francisco Correia do Nascimento; e representantes das empresas Orion, Sobralnet, Fortel, MOB, Telefônica Brasil S/A e Oi/Telemar.
Energia
Hoje, os dirigentes do TRE e da Empresa Enel discutirão o fornecimento de energia elétrica, durante toda a próxima semana, momento de finalização das cargas das urnas e, principalmente, no dia da votação.

Obras de empreendimento imobiliário no Município de Ibiapina, são suspensas pela Justiça


A Imobiliária e Construtora Tarcísio Azevedo Eireli deve suspender todas as atividades desenvolvidas em empreendimento localizado às margens do Rio Jaburu, no Município de Ibiapina, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil e a apreensão de todas as máquinas e veículos responsáveis pelo desmatamento no local. A decisão, proferida no último dia 20, é do juiz Anderson Alexandre Nascimento Silva, titular da Vara Única daquela Comarca.

Além disso, a empresa deverá realizar a recomposição de vegetação às margens do rio, em 50 metros de cada lado, por toda a extensão, que se encontre dentro do empreendimento, com árvores nativas, de forma a preservar o cenário florestal originário. O prazo definido na decisão é de 60 dias, sob pena de bloqueio da quantia de R$ 350 mil para que outra empresa realize o serviço.

A medida atende pedido formulado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) em ação civil pública. O MPCE alega que o local é de proteção permanente e as obras da imobiliária estariam destruindo as matas ciliares em torno do curso da água do Rio Jaburu, bem como provocando o soterramento das nascentes, provocando grave dano ao meio ambiente e prejudicando a população da região.

Ao ser intimada, a empresa sustentou que a área já estava degradada antes do início das obras. Também disse que o empreendimento conta com autorização e licença concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que a licença ambiental, “por si só, não autoriza o particular a realizar um determinado empreendimento de forma como acredita ser a mais proveitosa, principalmente quando se tem fins meramente econômicos”. Na decisão, ele determinou que fosse emitido ofício à Semace para apurar como ocorreu o licenciamento e, em sendo o caso, fazer abertura do processo administrativo.

O juiz disse ainda que “sem a intervenção do Poder Judiciário, nesse momento processual, colocará em risco toda a população da Serra de Ibiapaba e da existência do Rio Juburu”.

Lia Gomes está fora da Assembleia,STF mantém cancelamento de títulos sem biometria


A candidata a deputada estadual Lia Gomes, irmã de Ciro Gomes, está fora da disputa à Assembleia este ano. O STF manteve, nesta quarta-feira (26), o cancelamento dos títulos dos eleitores que não fizeram biometria. Lia, que tem o domicílio eleitoral em Caucaia, que já adota a biometria, não fez o procedimento.

Com a decisão, a candidatura de Lia está definitivamente impugnada.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PT negocia ministério para Ciro em troca de apoio do PDT no segundo turno


Após o resultado da última pesquisa, parte do PT já dá por certa a derrota do presidenciável Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno da disputa pela presidência e negocia um ministério para o pedetista em troca de seu apoio no segundo turno.

O grupo pensa em anunciar a medida ainda durante a campanha, após Ciro deixar a disputa. O pedetista ainda não foi consultado, mas, na semana passada, afirmou que não apoiaria Haddad “nem a pau”.

Carlos Cesar recebe Deputado Moses Rodrigues em Forquilha

O líder político Carlos Cesar Martins mostrou força politica ao levar um numero grande de pessoas demonstrando apoio na recepção no clube união em Forquilha ao Deputado Moses Rodrigues. Carlos Cesar foi o grande articulador desse evento que teve a presença supresa do Prefeito Gerlásio Loiola que na sua fala agradeceu o apoio ao seu mandato de Carlos Cesar e as verbas mandada pelo Deputado Moses Rodrigues ao Município de Forquilha.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Multidão em Forquilha prestigia evento em apoio aos deputados do Prefeito Gerlásio Loiola

O povo Forquilhense demonstrou carinho e confiança ao Prefeito Gerlásio Loiola ao sair das suas casas na noite desta Quinta-feira(13) para manifestaram apoio aos candidatos a deputado do Prefeito.Com bandeiras ,de moto,apé, bicicleta, foram varias formas de demonstração.Com uma administração que tem tido vários índices positivos de aceitação popular Gerlásio Loiola mostra e o povo vai para rua pra demonstrar seu carinho.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Prefeitura de Irauçuba conclui mais quatro obras para população



A Prefeitura Municipal de Irauçuba concluiu mais quatro obras que vão beneficiar inúmeras famílias irauçubenses.

1. Concluída obra de Coberta do Anfiteatro Creche Irisilvia;
2. Concluída Obra de aproximadamente 300 metros de esgoto na Rua Xisto Gomes, beneficiando várias famílias, construído através de uma parceria entre os moradores e a Prefeitura;
3. Concluído trecho lateral da Avenida Paulo Bastos, entre as ruas Júlio Pinheiro Bastos e Luiz Antônio de Araújo;
4. Mais uma rua com pavimentação concluída no Distrito de Missi, Rua Antônio Américo .





José Guimarães assume coordenação da campanha Lula/Haddad no Ceará


A Coordenação Nacional da Campanha Lula – Haddad 2018 escolheu o deputado federal José Guimarães como coordenador político no Ceará. Sônia Braga, que é membro da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, foi escolhida como coordenadora executiva.
“É uma grande honra coordenar a campanha Lula-Haddad no Ceará. Por todos os lugares que passamos nos últimos meses, existe um clamor para a volta de Lula à Presidência da República. E o Haddad vem percorrendo todos os Estados para fortalecer a campanha de Lula para que possamos vencer ainda no primeiro turno, como as pesquisas mais recentes apontam ser possível”, comentou Guimarães.
Cabe ao coordenador Político organizar todas as atividades da candidatura Lula no Estado, mantendo relação permanente com a Coordenação Nacional e com as campanhas majoritárias estaduais, visando a unificação política das campanhas.

Camilo inspeciona obras em Catarina e Aiuaba e completa os 184 municípios visitados na gestão




O governador Camilo Santana visitou nessa quarta-feira (12) obras nos municípios de Catarina e Aiuaba, no Sertão dos Inhamuns. Com isso, Camilo completou os 184 municípios do Ceará visitados na gestão para ações administrativas – inaugurações de equipamentos, assinaturas de ordens de serviço ou inspeção em obras do Estado.

“É com muita alegria que completo os 184 municípios visitados durante a minha gestão, todas com ações administrativas. 100% das cidades cearenses contam atualmente com obras do Governo do Estado. Temos trabalhado incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos e irmãs cearense”, disse o governador.

Aiuaba

Em Aiuaba, Camilo Santana visitou as obras da Escola de Ensino Médio (EEM) do distrito de Barra, que têm previsão de serem concluídas em novembro deste ano. Com investimento de mais de R$ 5 milhões, o equipamento poderá receber até 270 alunos em cada um dos três turnos (manhã, tarde e noite). “Temos 74 escolas atualmente sendo construídas em todo o estado. Essa unidade aqui de Aiuaba não fica devendo em estrutura para nenhuma escola particular do Brasil. Vamos continuar investindo para que a educação do Ceará cresça ainda mais e continue entre as melhores do país”, disse Camilo Santana.

Com seis salas de aula, a escola contará ainda com biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), sala para o grêmio estudantil, quadra poliesportiva, refeitório, anfiteatro, sala de vídeo, sala profs e demais espaços administrativos.

Catarina

Já à noite, em Catarina, Camilo Santana inspecionou as obras do projeto Sinalize – asfalto e sinalização de diversas vias do município -, a estrada que liga Catarina a Acopiara e o terreno onde será construída a Areninha. “O Sinalize, além de melhorar as condições de trafegabilidade, aumenta a segurança no trânsito para os moradores do município. Catarina ganhará, em breve, uma Areninha para a prática de esportes. O equipamento é muito importante para manter nossos jovens longe das drogas”, afirmou o governador, que conversou ainda com moradores da cidade para saber das principais demandas da população.

(Foto: Divulgação)

Eunício destaca a força da união em defesa dos interesses do Ceará


“A nossa campanha é uma união de forças para enfrentar as dificuldades que um estado pobre como o Ceará atravessa”. A afirmação é de Eunício 151 senador, proferida durante entrevista ao Programa do Fernando Maia, na Rádio Assunção 620, concedida na tarde desta quarta-feira (12). O parlamentar, que busca a reeleição, destacou os frutos da parceria com o governador Camilo 13 e com Cid 123, candidato da aliança à segunda vaga ao Senado.
Obras de abastecimento de água, construção de casas populares, abertura de novas escolas e cursos de nível técnico e superior, infraestrutura, mobilidade, segurança pública, ação social, turismo, esporte e lazer foram algumas das áreas contempladas com a parceria, que iniciou-se no âmbito administrativo e ampliou-se par a esfera política.
Presidente do Congresso Nacional, Eunício disse que agendou para o próximo dia 10 de outubro a sessão que vai apreciar o veto da presidência da República ao projeto que dispõe sobre o reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Ele assegurou que vai trabalhar ativamente pela derrubada do veto, para que essas categorias possam ter assegurado o reajuste salarial conforme aprovado pelo Legislativo.
“Decidi fazer política com ‘p’ maiúsculo, olhando para a população, e não para as lideranças políticas. Isso me permitiu trabalhar por todo o Ceará, independentemente de questões partidárias, e  realizar o propósito de liberar recursos e obras para os 184 municípios cearenses”, ressaltou, ao agradecer aos comunicadores Fernando Maia, Louro Maia e Tina Holanda pela oportunidade de falar ao povo cearense.

Justiça determina que Estado reforme Cadeia do Município de Morada Nova




O Estado do Ceará deverá promover reforma na Cadeia Pública do Município de Morada Nova no prazo de 90 dias. Até a mudança estrutural, o estabelecimento não poderá receber novos detentos. A decisão, proferida nesta quarta-feira (12), é do juiz Raynes Viana de Vasconcelos, titular da 2ª Vara da Comarca daquele Município.

De acordo com o Ministério Público do Ceará (MPCE), o local não possui infraestrutura adequada para funcionar em razão das condições insalubres, que oferecem riscos à saúde dos detentos, agentes penitenciários e policiais. O prédio possui instalações inadequadas, como ausência de muro para isolar o estabelecimento; ausência de veículo para transporte de presos às audiências e atendimento das urgências médicas; e precariedade de iluminação.

Por isso, o órgão ministerial requereu, em sede de liminar, a interdição do local e a proibição de ingresso de novos detentos. No mérito, pediu a lotação de pelo menos mais quatro agentes penitenciários e um veículo para disposição do estabelecimento prisional.

Na contestação, o Estado alegou a impossibilidade de intervenção do Poder Judiciário em políticas públicas com repercussão orçamentária. Alegou a necessidade de observância do princípio da reserva do possível e a necessidade de imposição com reflexo orçamentário ser adiada para o exercício financeiro seguinte.

Ao apreciar o caso, o juiz determinou que o Estado providencie a lotação de pelos menos mais quatro agentes prisionais no prazo de 60 dias e encaminhe um veículo em boas condições de uso para o local. Além disso, determinou a realização de reforma no prazo de 90 dias necessários à garantia da segurança e guarda dos agentes e dos internos.

“A situação, de fato, é calamitosa, existem no local atualmente 71 presos no regime fechado, sendo que a capacidade é para apenas 32 detentos (lotação de 221,87%); existem apenas 2 agentes penitenciários por turno, nenhuma viatura para transporte de internos para audiências ou atendimentos médicos; inexiste sala para atendimento médico ambulatorial; não está sendo prestado atendimento médico e odontológico regular; a cadeia encontra-se sabidamente dominada pela facção Guardiões do Estado e a ocorrência de fugas, algumas delas à luz do dia é constante”, disse o juiz.

Ainda segundo o magistrado, “trata-se do necessário controle judicial da gestão pública sob a ótica do princípio da legalidade. Requer-se, portanto, apenas que a Lei de Execuções Penais seja cumprida em suas previsões quanto à salubridade do ambiente carcerário. E cumprimento de lei é matéria que não pode deixar de ser apreciada pelo Poder Judiciário, ainda mais por não haver discricionariedade do Poder Executivo a esse respeito”.







Com informação do TJCE

Haddad deve ‘tomar banho de povo’, diz Gleisi.


Presidente Nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann diz que não é hora de dedicar tempo aos operadores financeiros, apesar da turbulência diante da possibilidade de o partido ir para o segundo turno.

“O mercado já nos conhece. Não precisamos fazer essa interação. Não são a nossa prioridade. E foi o mercado, afinal, que jogou o país no caos em que nós estamos”, diz ela. A hora, afirma a petista, é de Haddad evitar “as agendas fechadas, com núcleos de poder, e ir para as ruas tomar banho de povo”.

Com informações do Jornal Folha de São Paulo

“Uma pessoa que vota no Bolsonaro quer matar meu País”, diz Ciro Gomes


O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, foi enfático sobre os eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PSL). “Uma pessoa que vota no Bolsonaro quer matar meu País, me tem como inimigo”. A declaração do FG foi dada na sabatina de O Globo desta quarta-feira (12).

E ele também não poupou Jair. “Bolsonaro, uma aberração, sofre um atentado. Aí vai o Magno Malta, o Silas Malafaia… O filho dele diz ‘vamos ganhar essa bagaça no primeiro turno’. Estão insultando a inteligência da população. Estou tentando propor um caminho mais racional”.

O candidato ainda afirmou que Bolsonaro representa “malucos”.

Câmara de Tauá cassa mandato do Prefeito Carlos Windson



A Câmara Municipal de Tauá cassou, nesta quarta-feira (12), o mandato do prefeito Carlos Windson, por 11 votos a 4, após longa sessão. O gestor foi condenado por negligência na defesa dos bens do município e contratar empresas sem licitação para prestar serviços como transporte escolar.

Com a decisão, o vice de Windson, Fred Rego, deverá assumir a Prefeitura amanhã (13), às 19h.

Confira quem votou a favor da cassação:

Marco Aurélio
Antônio Coutinho
Valdemar Júnior
Chico Neto
Felipe Viana
Fátima Veloso
Williana Bezerra
Vony Sousa
Ronaldinho Feitosa
Argentino Filho
Luís Tomaz

Votaram contra a denúncia:

Dr. Edyr Mota
Alaor Mota
Wellington Júnior
Fátima Guedes

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Prefeito de Forquilha Gerlásio Loiola convida população para mega adesivaço


Agenda dos candidatos ao governo do Ceará para esta quarta-feira(12)


Ailton Lopes (Psol)
  • 8h – Caminhada na Sapiranga
  • 18h – Debate do Conselho Estadual de Saúde, em Fortaleza
Camilo Santana (PT)
  • 7h – Caminhada no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza
  • 17h30 – Carreata na Grande Messejana, em Fortaleza
  • 20h – Ato político no bairro Pici, em Fortaleza
Gonzaga (PSTU)
  • 6h – Panfletagem e conversa com operários em canteiros de obras na Aldeota
  • 10h – Entrevista para a rádio Ceará News
  • 18h – Debate do Conselho Estadual de Saúde, em Fortaleza
Hélio Góis (PSL)
  • 9h – Entrevista para Fecomércio no Comitê Central
  • 17h30 – Buzinaço e adesivaço no calçadão da Crasa, entre as Avenidas José Jathay e Bezerra de Menezes
Mikaelton Carantino (PCO)
  • 18h30 – Debate do Conselho Estadual de Saúde, em Fortaleza
Theophilo (PSDB)
  • Não enviada até o fechamento desta edição

Ex-prefeito de Baixio é condenado a devolver R$ 52,4 mil aos cofres públicos


O ex-prefeito do Município de Baixio, Armando Quaresma Trigueiro, terá de devolver aos cofres públicos R$ 52.498,43. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), proferida nessa segunda-feira (10/09), com relatoria do desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), o ex-gestor deixou de lançar R$ 52.498,43 da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) relativo ao ano de 2012. Ainda segundo o MPCE, não há lei municipal que autorizasse referida isenção ou benefício, estando, a arrecadação desse tributo na receita prevista na Lei Orçamentária Anual.
Na contestação, o ex-gestor alegou ausência de elementos caracterizadores de ato de improbidade administrativa. Também sustentou que não agiu com má-fé. O Juízo da Vara Única da Comarca de Baixio determinou a perda da função pública dele; a suspensão dos direitos políticos por sete anos; o pagamento de multa de duas vezes o valor do dano e o ressarcimento ao erário do valor de R$ 52.498,43.
Inconformado, Armando Quaresma Trigueiro apelou ao Tribunal de Justiça, defendendo os mesmos argumentos da contestação.
Ao julgar o caso, o colegiado da 1ª Câmara de Direito Público deu parcial provimento ao recurso para afastar o pagamento da multa e a suspensão dos direitos políticos. “Não há o que ser ressarcido aos cofres públicos, pois, consoante informação apresentada pelo representante do Parquet [Ministério público] às fls. 39/40, efetivou-se no ano seguinte, sob nova gestão, o lançamento do IPTU referente ao ano de 2012, não tendo a conduta negligente do autor, por si só, apresentando-se suficiente para a caracterização em definitivo do prejuízo ao erário, a despeito de sua conduta omissiva ter representado ao Município empecilho a realização de seus compromissos financeiros naquele ano, merecendo, portanto, ser sancionada”, afirmou o relator.
Conforme o desembargador, “ainda que se tivesse o entendimento que defende a possibilidade de extirpar o réu do desempenho de qualquer função junto a administração pública, tenho por desarrazoada e desproporcional, tendo em vista a lesividade da conduta aqui desempenhada pelo réu, comprovada pelo fato de que, a despeito dos transtornos causados no ano de 2012, no ano seguinte o tributo fora devidamente lançado e realizados os atos arrecadatórios”.
O relator destacou também que “a sanção de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente também não tem aplicabilidade no presente caso, devendo cingir-se aos casos em que a conduta imposta ao réu tenha ligação com a malversação de verba pública recebida ou o descaso na execução de contratos administrativos, o que não é o caso dos autos. Cumpre destacar, por oportuno, que esta foi a única sanção não incluída na condenação pelo magistrado de planície”.
COM INFORMAÇÕES DO TJCE

Haddad aparece como candidato a presidente em propaganda de TV pela 1ª vez


O ex-ministro da Educação Fernando Haddad apareceu pela primeira vez como candidato do PT à Presidência da República no horário eleitoral noturno desta terça-feira (11).
Em seu discurso, Haddad afirma que “Lula foi o melhor presidente” do Brasil e que “sabiam que ele iria ganhar a eleição”, por isso “insistem em tirá-lo”.
O candidato ainda diz que “Lula pediu e vamos continuar juntos, unidos” e pede votos no número do partido “para vencer as injustiças”.
A propaganda do PT começou com um depoimento gravado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que sua razão é lutar e que “ninguém, a não ser Deus”, vai fazê-lo parar.
Mais cedo nesta terça, o PT anunciou a substituição de Lula por Haddad na disputa ao Planalto. A Justiça Eleitoral havia estabelecido que hoje seria a data limite para que a mudança fosse feita, após Lula ter a candidatura barrada por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.
A deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) passa a ocupar o lugar de vice na chapa com Haddad. Ao fim da propaganda eleitoral desta terça, seu nome também já aparecia como candidata a vice, na parte inferior de um logo do partido com os dizeres “Lula é Haddad presidente”.


Com informação do UOL

Camilo diz, em Caucaia, que Eunício é único senador a ajudá-lo em Brasília



O governador Camilo Santana (PT), candidato à reeleição, disse, durante comício, em Caucaia, nessa terça-feira, 11, que, ao longo de seus quase quatro anos de mandato, quando mais precisou de apoio em Brasília, contou apenas com a solidariedade do senador Eunício Oliveira (MDB) e não recebeu ajuda dos demais senadores – Tasso Jereissati (PSDB), e José Pimentel, senador do mesmo partido de Camilo – para o enfrentamento da crise econômica que provocou queda nas transferências federais e nas receitas estaduais.

Ao lado do prefeito Naumi Amorim (PMB), do deputado federal Domingos Neto (PSD) e da primeira dama Erika Amorim (PSD), que disputa uma vaga à Assembleia Legislativa, Camilo admitiu que Tasso e Pimentel não o ajudaram nas ações, junto ao Governo Federal, para o Ceará enfrentar a crise econômica que atingiu, entre 2015 e 2017, os estados.

Ao falar sobre o abandono que sofreu pelos senadores do Ceará – ele não nominou, mas a referência direta era a Tasso e Pimentel -, Camilo Santana destacou o papel exercido pelo senador Eunício Oliveira nas articulações para o Governo do Estado receber obras e recursos da União. Camilo afirmou que a decisão de apoiar Eunício na corrida pela reeleição é uma retribuição ao trabalho que próprio Eunício realiza em parceria com o Governo do Estado e que gera benefícios para os Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Ceará.

Camilo lembrou que há quatro anos estava como adversário de Eunício, mas ambos, conscientes sobre a importância da união para defender os interesses do Ceará, construíram uma parceria que hoje dá resultados para o Estado. ‘’Vocês não sabem o que eu sofri como governador na época de crise econômica, do governo federal oposição aqui e não tinha nenhum senador para me ajudar. Eu fui atrás do Eunício pedir apoio. Ele me apoiou porque eu, como ele, tem o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pelo Estado’’, observou Camilo.

Deputado Gony Arruda desiste de concorrer novas eleições



O deputado estadual Gony Arruda comunicou na tarde desta terça-feira (11), ao governador Camilo Santana, que desistiu de concorrer à reeleição. O governador ainda tentou demover o deputado da desistência.

Camilo chegou a ligar para o prefeito de Campos Sales, Moesio Loiola, pedindo que ele permanecesse votando em Gony. Mas, não convenceu o gestor, que pressionado, anunciou que vai votar no presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, também do PP.

Gony Arruda já havia conversado com Cid Gomes no final de semana, e apelado para que o candidato a senador pelo PDT, o ajudasse a manter seu colégio eleitoral. Mas, Cid foi incisivo: resolva com Zezinho.

A reação de Cid desestimulou Gony Arruda a continuar na corrida pela renovação de seu mandato.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Prefeitura de Irauçuba entregara 20 motos para agentes de endemias nesta Quarta(12)


Prefeito de Groaíras recebe centenas de pessoas em sua residencia para prestação de contas


PALAVRAS DO PREFEITO DE GROAÍRAS UELITON VASCONCELOS

"Recebi, em minha casa, na noite desta segunda-feira, 10/09, centenas de amigos e lideranças políticas, para debatermos um pouco sobre o assunto. 
Foi feita uma breve retrospectiva do nosso plano de governo, registrado em 2016, no qual foram apresentadas ações já realizadas nos 20 meses de administração, cumprindo com grande parte das propostas: revitalização da praça Matriz; aquisição de inúmeros equipamentos para o hospital municipal e unidades básicas de saúde (UBS); novas ambulâncias; UBS selo bronze, reconhecida pelo estado do Ceará; construção de açude, na localidade de Boa Esperança, além da Areninha, que será inaugurada em breve, dentre outros.
Na nossa gestão, foi iniciado o funcionamento de escolas em tempo integral. Ainda na área da educação, temos escolas nota 10 e fomos destaque no IDEB a nível nacional.
Diante disso, com o apoio de todos, a fim de que cada um incorpore, mais uma vez, esta luta comigo. Nossa cidade precisa continuar avançando, recebendo benefícios dos governos estadual e federal. Portanto, meus amigos, dia 7 de outubro, vamos todos votar nos deputados que já vêm contribuindo com os avanços da nossa terra: Aníbal e Duquinha.
"




Domingos Neto visita vários bairros em Tauá e fiscaliza obras


PALAVRAS DO DEPUTADO DOMINGOS NETO EM SUA VISITA A TAUÁ
"Fizemos uma visita a um dos oito bairros de Tauá que recebem asfalto a partir de convênios que eu firmei como deputado. São 64 ruas ao todo. O momento agora é de fiscalizar se as obras estão sendo feitas da melhor forma e o cronograma cumprido. Veja no vídeo!"
Bairro Aldeota:
Rua Maria Cícera Ferreira Firmino
Rua Terezinha F. de Sousa
Rua José Mariano Mota
Rua José Francisco Guedes
Rua Sebastião Carlos de Oliveira
Rua Sebastião Carlos Barbosa
Travessa Sebastião Carlos Barbosa – Trecho 01
Travessa Sebastião Carlos Barbosa – Trecho 02
Travessa Sebastião Carlos Barbosa – Trecho 03
Rua José Basto Cavalcante
Rua Sebastião Ferreira Firmo
Rua Manuel Salgueiro
Travessa Manoel Salgueiro
Rua Maria Idalina
Bairro Alto Brilhante
Rua Travessa Fausto Barreto
Bairro José Ósimo
Rua Francisco Teixeira Lima
Rua Luís Alexandrino de Oliveira
Rua Juvêncio Barreto
Rua Horácio Marques
Rua Sebastião Leitão
Rua José Carvalho
Rua Élcio Bezerra
Rua Francisco Pereira Filho
Rua João Marcelino de Oliveira
Rua Dondon Feitosa
- Bairro Bezerra de Souza
Alameda das Baraúnas
Rua Pedro Inácio de Souza
Rua Cícero da Cunha
S.D.O. Próximo à Igreja
Travessa Cândido Alves Bezerra
S.D.O. 03 Rua da Creche
S.D.O. Chácara Modelo 01
S.D.O.Chácara Modelo 02
Rua Delmiro Gouveia
Rua Cândido Alves Bezerra
Rua Francisco Malaquias
Rua Lili Feitosa
Rua Aristides de Freitas
Rua 2 (próximo à oficina O Marquinhos)
Rua Luiz Venâncio de Melo
Travessa Luiz Venâncio de Melo
Travessa Cícero da Cunha
Travessa Delmiro Gouveia
Travessa Pedro Matias
Travessa Alameda das Baraúnas
Bairro Alto Centro
Av. Odilon Aguiar
Conjunto Habitacional Domingos Gomes
Rua Projetada 01
Rua Projetada 02
Rua Projetada 03
Rua Projetada 04
Rua Projetada 05
Rua Projetada 06
Rua Projetada 07
Rua Projetada 08
Rua Projetada 09
Bairro Planalto Nelândia
Rua Benedito Monteiro Carvalho
Rua Benvinda Bezerra da Silva
Rua João Rufino de Lucena
Rua Joaquim Alves
Rua Vereador Mizael C. Mota
Rua Juvêncio Gomes de Freitas
Rua Amâncio Cordeiro Gomes
Rua José Maria Lídia Antunes
Bairro Tauazinho (OK)
Rua Isaías Setúbal


José Guimarães já está em Curitiba ao lado de Lula para anunciar Fernando Haddad como candidato do PT


PALAVRAS DO DEPUTA JOSÉ GUIMARÃES

"Já estou aqui em Curitiba para reunião da Executiva Nacional do PT. Ao lado do Lula vamos anunciar o ex ministro da educação Fernando Haddad como candidato a presidente do Lula, da esquerda e de todos os que querem reconstruir o Brasil. Haddad subiu 5 pontos sem ser oficializado como candidato do Lula. Sua marca na gestão pública está na revolução que ele fez na educação. No Ceará criou a Universidade Federal do Cariri, a UNILAB e vários Institutos Federais espalhadas em 33 cidades. Agora é colocar a campanha nas ruas e ganharmos a eleição."