segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PT e PCdoB firmam aliança e Manuela deve assumir posto de vice “de fato”


O PCdoB e o PT firmaram, na noite desse domingo, 5, uma aliança para a Presidência da República, conforme anunciou a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann. Segundo a parlamentar, a nomeação de Fernando Haddad como vice foi feita para garantir o registro da candidatura, respeitando o prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, Manuela D’Ávila será a vice “de fato” da chapa.
“Decidimos, o PT e o PCdoB, consultando o PROS, de colocar nesse momento como vice-presidente Fernando Haddad para fazer a representação do presidente Lula durante esse processo tão logo se estabilize a situação dele”, afirmou Gleisi.
A presidente do PCdoB, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, confirmou a estratégia. “Nós estamos fazendo o desenho da frente que foi possível construir, entendendo a necessidade de um pacto das candidaturas de nosso campo. Nossa candidata viajou o País pregando a unidade, e vamos fazer aquilo que nós estávamos dispostos a fazer”, justificou a parlamentar.
A possibilidade de nomear Manuela como vice foi indicada pelo próprio Lula na carta publicada nesse domingo, em que indicou Haddad como vice. Segundo a presidente do PT, Haddad e Manuela vão sair pelo Brasil em campanha já nesta semana. A coligação também reúne o PROS e o PCO.
Candidatura de Lula ameaçada
A candidatura de Lula à Presidência foi confirmada em convenção do PT realizada nesse sábado, 4, mesmo o ex-presidente estando preso em Curitiba, no Paraná. A deliberação sobre o nome do candidato à vice-presidência ocorre em meio a dúvidas jurídicas sobre o prazo para definição da chapa.
O partido havia decidido ainda no sábado não indicar de imediato um vice para Lula, mas houve um entendimento de que a oficialização de um nome depois de segunda-feira poderia gerar riscos de impugnação da candidatura.
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, chegou a oferecer a vaga a Ciro Gomes, candidato presidencial do PDT, que negou a opção e qualificou a oferta como uma “aberração”. Na sexta-feira, o nome de Manuela D’Ávila também chegou a ser apontado para o cargo, segundo disse uma fonte à Reuters.
Ações já pedem impugnação de candidatura
A equipe jurídica que assessora o PT na área eleitoral identificou, até a noite desse domingo, duas ações que pedem a impugnação do registro da candidatura de Lula ao Planalto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os advogados vão se manifestar alegando que a Justiça Eleitoral não pode decidir sobre a candidatura antes do registro da chapa, programado para o dia 15 de agosto. O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira esteve reunido, neste domingo, com a direção do PT para definir os detalhes da indicação do candidato a vice e do processo de registro da candidatura.
Com informações do Portal Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário