segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Soldado Sousa fala sobre a tentativa de assasssinato Negão racionais em Forquilha

PLANTÃO POLICIAL DO FINAL DE SEMANA.
FORQUILHA: tentativa de homicídio, roubo a moto.
Final de semana foi bastante violento e de muito trabalho para a Polícia militar de Forquilha com uma tentativa de homicídio, roubo, moto recuperada, . Tudo indica que os crimes tenham sido motivados por vingança e acerto de contas. A situação foi iniciada por volta da meia noite quando os policias receberam ligações de populares dando conta de uma tentativa de homicídio e de arma de fogo informando inclusive alguns nomes dos possíveis autores. Jean vulgo Racional foi levado para um hospital de Santa Casa de Sobral em estado grave. Foi então iniciada a correria por parte dos policiais. Por volta da 01h05 da madrugada um cidadão informou o roubo de sua moto pratico por um elemento horas Depois a Polícia conseguiu recuperar a moto roubada. Agora sem as investigações para apurar com clareza todos os fatos.

30/08/2015 EM FORQUILHA
EQUIPE;Composição de serviço; Soldados Sousa, Aires. 


                                                         VEJA O VÍDEO:


Guimarães eleito pela quinta vez consecutiva um dos “Cabeças do Congresso”

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, aparece pela quinta vez consecutiva na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o “Cabeças do Congresso”, foi divulgado nesta tarde (31) e apresenta o perfil petista cearense como sendo de “negociador”.
“Os negociadores, normalmente parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões, procuram previamente conhecer as aspirações e base de barganha dos interlocutores para estabelecer sua tática de convencimento”, cita a publicação.
Entre os atributos indispensáveis ao bom negociador, estão a credibilidade, o controle emocional, a habilidade com as palavras, a discrição e a capacidade de transigir. “É bom negociador aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político”, descreve.
O Diap descreve cinco perfis de parlamentares com capacidade de se tornar protagonista no processo legislativo. Além de negociador, a publicação reúne na lista nomes de deputados e senadores capazes de elaborar propostas (formuladores), mediar e conduzir discussões (organizadores), conhecedores dos principais assuntos que tramitam no Congresso (formuladores), e aqueles com maior senso de oportunidade nas casas e na própria imprensa (debatedores).
Base aliada - O Partido dos Trabalhadores lidera a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. São 14 deputados e 10 senadores que conseguem se diferenciar dos demais e comandam o processo decisório no Parlamento.
Embora tenha apenas 12% das cadeiras no Congresso Nacional - 63 na Câmara e 13 no Senado, de um total de 594 parlamentares - na atual legislatura, o PT se destaca com 24% dos 100 nomes mais influentes do Parlamento brasileiro.
O PMDB, liderado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, figura com 12 deputados e 8 senadores.
Ceará – Em comparação à lista anterior (2014), também permaneceram na publicação os senadores José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) e o deputado federal André Figueiredo (PDT), todos da bancada cearense. O senador Tasso Jereissati (PSDB), que retomou a atividade parlamentar após um afastamento de quatro anos do parlamento, também é citado pela lista.

Os deputados federais Danilo Forte (PMDB) e Domingos Neto (Pros) também foram apontados pela publicação do Diap como “parlamentares em ascensão”.

Assembleia discute nesta quarta preço das passagens intermunicipais na RMF


Por iniciativa do deputado estadual Moisés Braz (PT), a Comissão de Viação, Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira, 2 de setembro, às 14h30, na Câmara Municipal de Guaiúba, audiência pública para debater o preço das passagens intermunicipais cobradas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

De acordo com o deputado, em dezembro de 2014 as tarifas das linhas do Serviço Regular Metropolitano de Passageiros, operado por ônibus, tiveram um reajuste médio de 11,6%, em relação às tarifas vigentes.

O reajuste foi então autorizado pelo Conselho de Coordenação Administrativa do Detran/CE e homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), responsável pela regulação tarifária deste tipo de serviço.

"Muitas são as reclamações que nos chegam a respeito dos critérios estabelecidos pelo Detran-CE e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará, quando da cobrança dessas tarifas mediante o uso da tabela por extensão média das linhas", justifica o parlamentar.

Ele cita como exemplo o valor da passagem de Fortaleza para Guaiúba, que custa R$ 6,65. "Entretanto, esse mesmo valor é cobrado no trajeto de Fortaleza para outros municípios do Maciço, muito mais distantes. Também é de se destacar a exploração dos serviços de transporte por uma única empresa concessionária", aponta.

Foram convidados para audiência os seguintes órgãos: Secretaria das Cidades (SCidades), Departamento Estadual de Transito (Detran-CE), Departamento Estadual de Rodovias (DER), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), prefeituras e câmaras Municipais de Pacatuba, Guaiúba, Acarape e Redenção, Empresa Fretcar, Cooperativa Intermunicipal dos Proprietários do Transporte Alternativo do Maciço de Baturité e Região (Cooptrater), Aprece, Associação dos Municípios do Maciço do Baturité (Amab);     União dos Vereadores e Câmaras do Ceará, CUT-Ceará, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus); sindicatos de Trabalhadores Rurais e de Servidores Públicos de Pacatuba, Guaiúba, Acarape e Redenção, Sindicato APEOC, Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Fortaleza, Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e RMF, Sindicato da Indústria de Fiação e tecelagem em Geral no Estado do Ceará, (Sindtêxtil), Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), Colônia de Pescadores de Pacatuba e Guaiúba; Rádios comunitárias de Pacatuba, Guaiúba, Acarape e Redenção; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pacatuba.

Mais informações:
Marcel Bezerra - Assessoria de Comunicação Dep. Moisés Braz (PT)

Prefeitura de Forquilha entrega moderna praça na localidade de Cajazeiras

A Prefeitura Municipal de Forquilha realizou no dia 29 a Inauguração da Praça Manoel Liberato de Albuquerque, localizada na comunidade de Primavera/Cajazeiras.
A solenidade contou com a Presença do Prefeito Gerlásio Loiola, Vice Régis Prado, dos Vereadores: Antônio do Sindicato, Glaia Ribeiro, Jane Lopes, Carlos Vagner (Peinha), Gerson Freire, Titico, Roque Filho e a vereadora Socorro do Juve. Além de lideranças e representantes das comunidades.
Umas das moradoras mais antigas daquela Região, Dona Fransquinha, em seu pronunciamento, agradeceu ao Prefeito Gerlásio por está realizando um sonho antigo de todo o povo das comunidades de Cajazeiras, Primavera, Luz e Gavião.
Com as duas inaugurações desse fim de semana o Prefeito Gerlásio supera o compromisso feito a população no início do desse ano, de inaugurar uma Obra a cada mês.
E muitas outras obras serão entregue a população ainda este ano de 2015.

Grendene de Sobral faz adequações no horário de produção para evitar demissões

Comunicado da Grendene
A Grendene, continuando seu papel de empresa transparente, sólida e responsável comunica que:
1. Vem investindo em construção, otimização e rearranjo do seu layout fabril de modo a aumentar sua capacidade produtividade e assim superar os desafios da economia nacional e mundial. Com estas medidas criamos a condição de concentrar os horários de produção para a área de Montagem em Sobral em apenas 2 turnos, sendo aberta a oportunidade aos colaboradores do 3º turno que trabalham no setor de Montagem para migrarem para os 1º e 2º turnos, onde já se concentram mais de 90% dos colaboradores diretamente ligados à fabricação de calçados.
2. O terceiro turno permanecerá funcionando normalmente com o setor de embalagem e injeção. Os colaboradores cujos horários serão modificados foram os primeiros a saberem da decisão e perfazem 8% do quadro geral da empresa e 30% do efetivo do 3º turno.
3. Esta redistribuição de horários se dará sem redução do quadro de funcionários, pois todas as pessoas do setor de montagem poderão escolher os novos turnos em que desejam trabalhar e terão 90 dias para fazerem suas adequações, isto é, o setor de montagem do 3º turno continuará funcionando normalmente por mais três meses para que seja completada a migração proposta.
Com esta adequação de horários, feita ao longo de 3 meses, a Grendene espera manter todos os seus colaboradores e assim melhorar sua produtividade e competitividade global, continuando sua trajetória de contribuição para o desenvolvimento social e econômico de Sobral como tem feito há mais de 20 anos
*Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral.

Assembleia discute situação dos servidores da Adagri no dia 1º

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará realiza na próxima terça-feira, 1º de setembro, às 14h30, no Complexo das Comissões Técnicas, audiência pública para discutir sobre a melhoria das condições de trabalho e salário dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A audiência atende a requerimento do presidente da comissão, deputado estadual Moisés Braz (PT), a partir de solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Sindagri/CE).

Os servidores da Adagri são responsáveis pela promoção e fiscalização da sanidade zoofitossanitária do Estado e da segurança alimentar dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal ofertados à população cearense.

"Com a consolidação das ações fiscalizadoras da Adagri, inclusive no que tange o reconhecimento do Estado do Ceará como área livre de febre aftosa, além das atribuições de zelar pela sanidade da produção agropecuária da agricultura familiar, hoje, os servidores estão a reivindicar alternativas de melhoria das condições de trabalho e salário, como reconhecimento e valorização dos esforços de todos aqueles que constituem o órgão", afirmou o parlamentar em requerimento.

Entre os órgãos convidados a participar do evento, estão dirigentes das secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA), de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), do Planejamento e Gestão (Seplag), da Adagri, da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Ceará (SFA/CE), da Delegacia Federal do MDA no Estado do Ceará (Dfda/CE), além das entidades Faec, Fetraece, Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fuaspec), as associações Cearense de Avicultura (Aceav), de Criadores (ACC), dos Produtores de Leite (Aprolece), de Caprinos e Ovinos (Acoce), Federação Cearense de Apicultura (Fecap), os conselhos regionais de Medicina Veterinária (Crmv), de Engenharia e Agronomia (Crea/CE), o Sindicato dos Fiscais Agropecuários Federais (Anffa), a União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), a Associação dos criadores de Cavalo Quarto de Milha do Ceará (Aceqm), e os deputados federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Zé Silva (SD-MG).

Mais informações:
Marcel Bezerra
Assessoria de Comunicação Dep. Moisés Braz (PT)

Dilma enviará orçamento do governo para 2016 ao Congresso com déficit

Sem conseguir fechar as contas públicas depois de desistir da recriação da CPMF, o governo decidiu enviar nesta segunda-feira (31/08) para o Congresso o Orçamento de 2016 com uma previsão de grande déficit. Após passar o fim de semana em reuniões com ministros de Fazenda, Planejamento e Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff informou sua decisão ao vice-presidente Michel Temer neste domingo à tarde. O governo aposta que a exposição do déficit nas contas públicas terá “um efeito pedagógico” sobre o Congresso.
A expectativa é que deputados e senadores ajudem a encontrar soluções para equilibrar as contas públicas, e não deem seguimento às chamadas pautas-bomba. O Congresso terá de indicar de que forma vai cortar as despesas do governo ou aumentar a receita.
O Palácio do Planalto desistiu no sábado da volta da CPMF depois da reação negativa de parlamentares, empresariado e até de governadores. A avaliação foi que o novo imposto não seria aprovado pelo Congresso, provocando um desgaste desnecessário. Trabalhava-se com uma arrecadação de R$ 60 bilhões com a contribuição, depois de todos os repasses para estados e municípios.
— Mandar a peça do Orçamento com a proposta de criação da CPMF, que teria baixa chance de aprovação, seria a mesma coisa que mandar um Orçamento com déficit — argumentou um integrante da equipe econômica.
O ministro Joaquim Levy (Fazenda), que discordava frontalmente da apresentação de um Orçamento com déficit, foi novamente vencido no debate interno do governo. Há pouco mais de um mês, ele havia sido derrotado na discussão sobre a meta fiscal, que foi reduzida contra sua vontade. O temor de Levy é que as agências de risco rebaixem novamente a avaliação da economia brasileira e retirem o chamado “grau de investimento” — uma espécie de selo de bom pagador.
O discurso amarrado ontem no governo, no entanto, é que a peça orçamentária está sendo montada de forma realista, e que a discussão aberta sobre a política fiscal a longo prazo deverá ser compreendida pelas agências.
ROMBO DE R$ 125 bilhões
Um dos dados mais impactantes do novo Orçamento é a previsão de gastos com a Previdência. As despesas com as aposentadorias vão bater R$ 500 bilhões, e o déficit só com o INSS será de R$ 125 bilhões. É um aumento grande em relação ao rombo atual. O último relatório bimestral de receitas e despesas do governo prevê que o déficit este ano será de R$ 89 bilhões.
O número exato do déficit que será apresentado hoje ao Congresso ainda não estava fechado na noite de ontem. A área econômica trabalhava em cima de uma possível elevação na projeção do PIB (soma das riquezas produzidas pelo país), o que consequentemente aumentaria a previsão de receitas.
No Orçamento, Levy defendia que fosse feita uma ampla reavaliação de programas e de despesas, para não precisar recorrer a aumento de imposto ou ao déficit. Ontem, ao ser novamente derrotado, o ministro externou claramente seu incômodo para a presidente e para Temer. A partir de agora, mesmo com a peça orçamentária já no Congresso, o ministro da Fazenda ainda acredita que um corte mais profundo nas despesas é necessário para mexer em programas ineficientes.
Na Fazenda, a avaliação neste domingo era de que, diante da impossibilidade de recorrer a um imposto e de mascarar o Orçamento, seria preciso trabalhar para que o país não perca o grau de investimento. Levy telefonou para o vice-presidente pela manhã e disse que havia dificuldade em fechar o Orçamento. Temer defendeu então que o governo tratasse a questão com transparência e fizesse uma peça realista. A partir daí, peemedebistas passaram a defender publicamente essa solução:
— Eu defendo um Orçamento real. Se não tem receita, tem que fazer Orçamento com déficit. Isso refreia a criação de novas despesas, discute com o Congresso e com a sociedade ações para mudar o jogo. Não adianta maquiar — disse o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi relator do Orçamento de 2015.
Para Jucá, diante desse cenário, o Congresso tem que discutir formas de superar o déficit. Ele defendeu aumento de imposto durante um prazo determinado. Ele minimizou ainda o risco de perda do grau de investimento provocado pelo envio de um Orçamento com déficit:
— As agências de investimento estão acompanhando toda essa realidade. Cada vez que o governo faz uma ação desastrada como a da CPMF, a leitura piora. Não é inflar um número que vai dar garantia aos credores de que vão receber — afirmou Jucá.
Relator-geral do Orçamento de 2016, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) afirmou que o Congresso terá que encontrar uma forma de equilibrar as contas, fazendo cortes de despesas mais profundos do que o governo se dispôs a fazer, ou criando novas receitas:
— O Congresso tem que ter coragem de arrumar as contas, não dar, por exemplo, reajuste aos servidores. Como a iniciativa privada está arrumando suas contas? Demitindo. O servidor público não pode estar fora, tem que dar sua cota de sacrifício.
DIA DE CONVERSAS AO TELEFONE
Neste domingo, desde o início do dia o Ministério do Planejamento já havia definido que não haveria espaço para cortes adicionais nos gastos previstos pelo governo para o próximo ano. Isso porque a peça orçamentária já teria vindo com cortes em vários segmentos, e nenhum compensaria integralmente a falta da nova CPMF.
A presidente Dilma passou o dia em conversas pelo telefone com os ministros de seu núcleo político e da área econômica. O ministro Nelson Barbosa (Planejamento) e Levy também tiveram longas conversas com políticos. Barbosa foi no fim da tarde à residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A equipe econômica já tinha contabilizado um corte de cerca de R$ 50 bilhões nas despesas. Ainda assim, diante da desistência de criar um novo imposto, o déficit se tornou inevitável. Dilma se encontrou com os ministros da área econômica no sábado, quando os avisou sobre o recuo em relação à CPMF e ordenou que refizessem os cálculos sem a previsão dessa receita. Depois disso, técnicos trabalharam no Palácio do Planalto em cima desse novo cenário, mas não houve espaço para novos cortes.
Com informações do O Globo

Vitor Valim denuncia manobra dos Ferreira Gomes para fragilizar PMDB

O deputado federal Vitor Valim classificou como manobra dos Ferreira Gomes e tentativa de fragilizar o PMDB no Ceará, atingindo o senador Eunício Oliveira, o anuncio da saída de parlamentares do PMDB cearense. 

Valim admitiu que recebeu convites para mudar de partido, mas que uma decisão está literalmente condicionada a conversas com Eunício, considerado por ele como sua "referência política". 

"Agora eu vejo manobra por parte dos Ferreira Gomes e do Governo de querer fragilizar o PMDB na pessoa do senador Eunício Oliveira", ressaltou.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Prefeito Gerlásio Loiola esteve visitando andamentos de obras em Forquilha

Esteve acompanhando nesta Sexta-Feira(21) as obras de urbanização do PSF do Conjunto Antonio de Lourdes (preparando para inauguração)e de Esgotamento Sanitário da Rua José Francelino (sonho antigo dos moradores ),o Prefeito Gerlásio junto com o Secretario de Infraestrutura José Ilario.Marcaram presença nessa visita o secretario adjunto da Infraestrutura José Carlos e a Secretaria da Saúde Guida Prado.O Prefeito e sua equipe esteve também tratando sobre o gerenciamento da água do açude de Forquilha, em reunião no Sindicato com a COGERH, DNOCS, COIF e COLÔNIA DOS PESCADORES.

COM INFORMAÇÕES PREFEITURA DE FORQUILHA





Preso terceiro suspeito de envolvimento em morte de radialista

Foi preso nesta quarta-feira, 20, o terceiro envolvido na morte do radialista Gleydson Carvalho. Daniel Lenon Almada, 31, não possuía antecedentes criminais e estava escondido na casa de parentes, no município de Martinópole, a 334 km de Fortaleza.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o rapaz é suspeito de ter fornecido a motocicleta, uma Yamaha de cor preta, usada na fuga da dupla responsável pelo crime. A moto foi localizada dias depois, em Tucunduba, município de Marco.
Ainda conforme a SSPDS, Daniel foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Camocim. O suspeito nega as acusações.
Assassinato
Gleydson foi morto a tiros no dia 6 de agosto, enquanto trabalhava em uma rádio de Camocim. Dois homens chegaram em uma moto de cor branca alegando que desejavam fazer um anúncio na emissora, e, ao entrarem no local, efetuaram os disparos.
Mensagens no aplicativo de WhatsApp do radialista revelaram que a vítima vinha sofrendo intimidações. A motivação do crime seria em retaliação à denúncias que o radialista fazia em seu programa.
Suspeitos
A dupla suspeita de efetuar o assassinato ainda não foi encontrada. De acordo com a SSPDS, a Polícia identificou os suspeitos como Thiago Lemos da Silva, 22, e um homem conhecido como “Baixinho”. Thiago seria o autor dos disparos, e “Baixinho” seria o piloto da moto.
Além de Daniel, um casal já foi preso, acusado de dar apoio aos homicidas, ao ter alugado o local descoberto como esconderijo da dupla. As buscas pelos dois, e outros possíveis suspeitos de terem colaborado com o crime, continuam.

Presidente da Anatel diz que WhatsApp não é ilegal: "uso bastante"

Telecomunicações (Anatel), João Rezende, defendeu a legalidade do aplicativo de mensagens WhatsApp. Para ele, a regulamentação - como sugerida pelo ministro das Comunicações - não é a solução e, inclusive, ele é um usuário frequente da ferramenta. 

"Uso bastante. É uma ferramenta bastante útil e prática. Pouco faço ligações pelo WhatsApp, talvez por que não ter me acostumado com o recursos, que, na minha opinião, ainda é instável", afirmou em entrevista ao UOL Tecnologia. 

Rezende já havia discordado do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e acrescentou que é contra qualquer tipo de regulamentação. A solução, conforme ele, é baixar as tributações das teles e não engessar o mundo da internet. 

Dilma diz que governo não vai "apertar o cinto" em programas sociais

A presidenta Dilma Rousseff reconheceu hoje (21) que o governo está enfrentando dificuldades econômicas, mas afirmou que não vai “apertar o cinto” no orçamento de programas sociais. Dilma inaugurou a primeira estação de bombeamento de água do Eixo Norte da obra de transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, no sertão pernambucano.
“Assim como em casa vocês têm, às vezes, algumas dificuldades com o orçamento, o governo federal também teve. Mas, assim como vocês escolhem onde vão apertar o cinto, nós também e não vamos apertar o cinto em programas essenciais para o país seguir em frente, que são programas sociais como esse aqui.”
Dilma defendeu o papel do governo na criação de oportunidades para que os brasileiros tenham igualdade de condições, independente da região em que vivam. De acordo com a presidenta, os problemas não serão superados com pessimismo.
“Temos dificuldade? Temos sim. Ninguém tem de tapar o sol com a peneira. Mas achar que está tudo ruim não é a forma pela qual a gente constrói canal. A gente constrói canal encarando a dificuldade de frente e ultrapassando a dificuldade com muita água, com muita força no coração e com muita esperança”, afirmou a presidenta, numa analogia com as águas da transposição do Rio São Francisco.
Em discurso de cerca de meia hora, Dilma defendeu a obra de críticas. Ela destacou o tamanho do projeto – com quase 500 quilômetros de canais –, atribuindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a “vontade política” que tirou a transposição do papel. Segundo Dilma, a ideia de levar as águas do São Francisco para regiões mais secas do Nordeste existe desde que o Brasil era governado pelo imperador D. Pedro I.
“Há nessa obra uma vontade política. É uma obra que esteve colocada como possibilidade durante essa quantidade de anos, mais de 150 anos. Foi preciso que um nordestino fosse eleito presidente, que tivesse sido praticamente expulso de sua casa e tivesse ido para São Paulo e soubesse o preço, o custo em termos de vida, em termos de perspectiva de futuro e esperança ,que a seca impunha para a população do Nordeste. Aí, a vontade de fazer foi muito importante”.
Seca
Dilma acrescentou que a obra de transposição soma-se à construção de adutoras e canais pelo Nordeste como estratégia, de modo que a população da região possa conviver com a seca sem as consequências negativas da estiagem sobre a vida e a produção agropecuária.
“Os primeiros relatórios de que havia seca no Nordeste são do século 16, ou seja, há mais de quatro séculos sabemos que a região sofre com a seca. O objetivo dessa obra é ajudar a nós, brasileiros, nordestinos, a conviver com a seca. Impedir que ela ocorra, não podemos. Só Deus sabe se tem ou não tem chuva. O que podemos fazer e fizemos? Armazenar a água, trazer água de um lugar e garantir que, na hora da seca, a gente possa recorrer àquela água”, afirmou.
A Estação de Bombeamento EBI –1 elevará a água do São Francisco por até 36 metros e permitirá que ela percorra 45,9 quilômetros dos canais e chegue a dois reservatórios. A obra faz parte do Eixo Norte da transposição.
agencia brasil

Cunha recebeu propina por meio da Assembleia de Deus, diz denúncia

Igreja Evangélica Assembleia de Deus intermediou o recebimento de pelo menos R$ 500 mil em propinas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2012. A acusação foi feita pela PGR (Procuradoria Geral da República) e está na denúncia feita nesta quinta-feira (20) contra Cunha ao STF (Supremo Tribunal Federal). O dinheiro seria referente a propina do esquema investigado pela operação Lava Jato.

A PGR denunciou Eduardo Cunha e prefeita da cidade fluminense de Rio Bonito, Solange Almeida (PMDB), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de ter pedido e aceitado o pagamento de US$ 5 milhões em propinas referentes a contratos da Samsung com a Petrobras.

De acordo com a denúncia da PGR, Fernando Soares orientou o lobista Júlio Camargo, responsável pelo pagamento de propinas a Eduardo Cunha, para que ele efetuasse o pagamento de R$ 500 mil a deputado por meio de depósitos feitos na conta da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Cid Gomes e aliados confirmam filiação ao PDT até o final do mês

O ex-governador Cid Gomes e seus aliados no Ceará decidiram, nesta sexta-feira (21), aceitar o convite feito pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e se filiarão ao partido até o início de setembro. 
A decisão se deu durante reunião no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, quando Carlos Lupi convidou pessoalmente o ex-governador e os atuais filiados ao Pros para ingressar na sigla trabalhista.
No encontro liderado pelo presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e pela atual bancada do Pros na Casa, Carlos Lupi fez uma análise da atual conjuntura do País, destacando o equilíbrio com que o PDT tem procurado conduzir a discussão sobre diversos temas em votação no Congresso Nacional.
“Atuamos com independência durante as votações e somos críticos em relação à política econômica do Governo Federal”, destacou.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Izolda Cela acompanhará os Ferreira Gomes em qualquer partido

A governadora em exercício Izolda Cela (Pros) disse ontem, em Brasília, em clima de posse de Henry Campos como reitor da UFC, que seguirá a sigla que os Ferreira Gomes definirem. “O que eles escolherem está bem!”, disse.
Referiu-se à decisão do grupo de ingressar no PDT que, por sinal, terá reunião nesta noite de quinta-feira em Fortaleza. Com a presença do seu presidente nacional, Carlos Lupi.

Dupla assalta agência dos Correios em Aratuba

Por volta das 13h20min desta quinta-feira 20-08-15 a agência dos Correios localizada no Centro da cidade de Aratuba foi assaltada por dois indivíduos. De acordo com as informações colhidas pela nossa reportagem, os elementos chegaram como clientes e em seguida renderam o gerente da agencia anunciando o assalto, logo depois também abordaram o vigilante e tomaram sua arma, um revólver calibre 38.
Além da arma, os criminoso levaram uma pequena quantia em dinheiro que não divulgada pelos Correios. Após a ação que demorou menos de 10 minutos, a dupla fugiu em uma motocicleta de cor vermelha em direção ao município de Mulungu. Equipes da Polícia Militar estão no local observando as imagens do sistema interno de câmeras com o intuito de tentar identificar os suspeitos. Até o momento ninguém foi preso.

Agricultores de Canindé terão que devolver dinheiro recebido indevidamente do Garantia Safra

O Garantia Safra é um seguro pago pelo Governo Federal para os agricultores familiares que tiveram perdas nas safras por conta da seca. Em Canindé, aconteceram cancelamentos de cadastros de quase 100 agricultores referentes à safra 2013/2014.
Esses agricultores foram descobertos depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que fosse feita uma revisão nos cadastros para identificar as irregularidades.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário os pré-requisitos para receber o Garantia Safra. “Não ter renda familiar superior a um salário mínimo e meio, a área total plantada deve ser no mínimo 0,6 hectares até 5 hectares. Além disso, a renda anual não deve ultrapassar 10 mil reais.
De acordo com a coordenadora nacional do Programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione Freitas, as pessoas retiradas da lista do garantia safra 2014 – 2015 por irregularidades, não vão poder fazer adesão ao garantia safra esse ano. O MDA faz os cruzamentos de dados através de órgãos de controle.

PIS do trabalhador nascido em agosto já está disponível

Os brasileiros nascidos no mês de agosto já podem sacar o abono salarial do PIS. Têm direito ao benefício, no valor de 788 reais, trabalhadores cadastrados no PIS há no mínimo cinco anos e que, em 2014, tenham sido registrados em carteira por pelo menos 30 dias e recebido, em média, até dois salários mínimos por mês. 

O dinheiro ficará disponível para saque até o dia 30 de junho do ano que vem. 

Neste calendário de pagamentos, mais de 23 milhões de brasileiros têm direito ao benefício. Lembrando que quem não fizer o saque no prazo perde o dinheiro. 

Para receber, quem é cadastrado no PIS deve ir à uma agência da Caixa. Mas quem tem o Cartão Cidadão pode sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos, nos postos do Caixa Aqui e até nas lotéricas.

Cid e deputados do PROS se reúnem com presidente nacional do PDT na Assembleia

O ex-governador Cid Gomes e a bancada do Pros na Assembleia Legislativa do Ceará receberão, nesta sexta-feira (21), visita do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O encontro, comandado pelo presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, será realizado no gabinete da Presidência da Casa, às 9h30.

Integram a bancada do Pros, que é a maior da Assembleia, os deputados Zezinho Albuquerque, José Sarto, Sérgio Aguiar, Ivo Gomes, Robério Monteiro, Manoel Duca, Odilon Aguiar, Antonio Granja e Laís Nunes. Também eleitos deputados estaduais pelo Pros em 2014, os deputados Jeová Mota e Mirian Sobreira estão licenciados dos mandatos, pois atuam como secretários de Estado

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Genecias Noronha e a Nova Responsabilidade Cívica dos Jovens Brasileiros

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem em segundo turno a PEC 182/2007, proposta que trata da Reforma Política. Assunto com vários pontos polêmicos, porém, há um ponto especifico que foi a grande novidade do debate no plenário do Congresso: a proposta do deputado Genecias Noronha (Solidariedade-CE) que reduz de 21 anos para 18 anos a idade mínima para a pessoa se candidatar a deputado federal, estadual e distrital. Essa nova medida dará maior responsabilidade cívica ao jovem, que  poderá participar mais ativamente da vida pública.
A redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos foi o grande debate midiático do primeiro semestre de 2015, nos principais fóruns da sociedade civil, tema quase sempre polêmico e radical entre seus defensores e os que são contrários às mudanças da responsabilidade penal. O deputado Genecias Noronha (Solidariedade-CE) compreendeu a necessidade de aumentar a responsabilidade do jovem brasileiro, em relação aos seus próprios direitos e deveres, como também, a sua participação efetiva na política com a diminuição da idade mínima exigida para a posse como parlamentar estadual ou federal.
A necessidade de impulsionar um debate positivo em relação ao jovem cidadão-eleitor é o principal objetivo da emenda apresentada pelo congressista cearense (Genecias Noronha) à proposta de reforma política, em análise no Plenário (PEC 182/07). Atualmente, a idade mínima para eleição de deputados é 21 anos nas casas legislativas (Assembleias, Câmara Federal e Distrital). O aumento da participação dos jovens na política partidária deverá renovar os quadros dos principais partidos brasileiros em 2018.
A responsabilidade cívica deverá ser o principal avanço do jovem cidadão-eleitor desde a promulgação da Constituinte Federal de 1988, com aumento da participação política dos adolescentes na esfera pública. Essa medida traz a tona um debate propositivo em relação aos brasileiros que hoje são menores de 18 anos e que estão a margem de uma cidadania com participação efetiva na sociedade civil, pois em 2018 eles surgirão como futuros parlamentares e homens públicos nos legislativos: Assembleias, Câmara Federal e a Distrital.
O deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade-CE) acredita que aumentando a responsabilidade cívica do adolescente de hoje, com certeza vai moldar o parlamentar de amanhã, com a probabilidade do aumento da participação política dos brasileiros de todas as idades. A construção do único debate propositivo referente ao jovem cidadão-eleitor nos últimos anos no Congresso Nacional, já é o grande legado do congressista Genecias Noronha as futuras gerações de parlamentares brasileiros.

Com informações de Ceará Em Off

Carlos Lupi visita Fortaleza nesta quinta-feira e pode consumar ingresso dos Ferreira Gomes

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, estará em Fortaleza nesta quinta-feira.
Segundo setores do partido, para participar da reunião da executiva estadual da legenda, marcada para as 18h30min, na sede do partido. O tema da visita e do encontro não poderia ser outro: o ingresso dos irmãos Cid e Ciro Gomes no pedetismo, com demais membros do grupo político dos Ferreira Gomes.
Lupi permanecerá na Capital cearense até sexta-feira pela manhã, quando fará visita aos meios de comunicação. Deve conversar com o deputado estadual Heitor Férrer, o pré-candidato pedetista à Prefeitura. Heitor ameaça deixar a sigla, caso os Ferreira Gomes se filiem ao PDT.
DETALHE – Nesta quarta-feira, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), fez questão de adiantar que o final dessa novela dos Ferreira Gomes com o PDT só deverá ter capítulo final e oficial dia 28 próximo. Na data, encontro marcado para o Hotel Romanos, em Messejana.

Agência bancária é assaltada em Mombaça após sequestro de gerente

Um grupo assaltou, na manhã desta quarta-feira, 19, uma agência do banco Bradesco, em Mombaça, 296,1 km de Fortaleza. Os criminoso sequestraram o gerente do local, na noite anterior, eainda fizeram os funcionários reféns.
Segundo o Comando de Policiamento do Interio, o assalto foi registrado às 10 horas, e grupo - formado por cerca de quatro homens -fugiu em um Prisma de cor preta.
O gerente foi sequestrado na noite anterior e levado com o grupo para abrir o local, uma ocorrência chamado de "sapatinho". A quantia levada não foi informada e a Polícia realiza buscas na região.

Policial reage a assalto e é baleado em Quixadá

Um policial militar foi atingido de raspão durante um assalto nesta terça-feira (18/08), no distrito de Dom Maurício, no município de Quixadá, 167 Km de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o sargento viu quando dois homens em uma moto assaltavam um comerciante que estava em uma caminhonete.
O policial sacou a arma e realizou os disparos. Os bandidos armados com pistola e escopeta revidaram. No tiroteio, um dos tiros, atingiu de raspão o policial no abdômen.
De acordo com o CPI, o policial se escondeu por de trás do veículo do motorista. A dupla armada fugiu em direção ao centro de Quixadá. O CPI informou também que os dois assaltantes conseguiram roubar dinheiro do motorista, mas não souberam informar a quantia. O policial foi encaminhado para o Hospital Municipal de Quixadá e passa bem.
Equipes do Comando Tático Rural (Cotar) e Ronda do Quarteirão realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso. De acordo com a Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará, nove policiais, entre militares e civis, foram assassinados no Ceará, em 2015.

Eduardo Cunha será denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal deverá apresentar denúncia contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ainda nesta quarta-feira (19/08), segundo disse ao jornal O Globo uma fonte que acompanha o caso de perto. O presidente da Câmara será acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia a ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) tem como base a acusação do empresário Júlio Almeida Camargo, que confessou em juízo ter pago US$ 5 milhões em propina para o deputado. Cunha nega participação nos crimes. Se o STF aceitar a denúncia, o parlamentar passará a ser réu no escândalo de corrupção. O Globo mostrou também hoje que o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), deve constar na lista apresentada ao Supremo como outro denunciado.
Um dos principais delatores da Operação Lava-Jato, Camargo teria pago o suborno para facilitar a assinatura de contratos de afretamento de navios-sonda entre a Samsung Heavy Industries e a diretoria de Internacional da Petrobras. Pelo aluguel de dois navios, o Sonda Petrobras 100000 e o Vitoria 10000, a Petrobras teria desembolsado US$ 1,2 bilhão. O pagamento de propina para Cunha e outros envolvidos nas transações seria superior a US$ 40 milhões.
À época da assinatura do primeiro contrato, no valor de US$ 586 milhões, a diretoria Internacional estava sob o comando de Nestor Cerveró, condenado no início da semana a 12 anos e 3 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. O negócio teria sido intermediado pelo lobista Fernando Soares, o Baiano. No mesmo processo, o lobista foi condenado a 16 anos e 1 mês de prisão no mesmo processo, que resultou na condenação de Cerveró.
Com informações do O Globo

Heitor Férrer confirma convite de Tasso Jereissati para se filiar ao PSDB

O deputado estadual Heitor Férrer confirmou na manhã desta quarta-feira (19) que recebeu convite do senador Tasso Jereissati para ingressar no PSDB. O convite surge após o ex-ministro Ciro Gomes anunciar na última segunda-feira (17) sua transferência para o PDT e sugerir que todos os aliados façam o mesmo. 

Dessa forma, a permanência de Heitor na legenda ficaria insustentável, já que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, candidato à reeleição, também seguiria com o grupo de Ciro e Cid Gomes, e o atual gestor teria a preferência na legenda.

Durante entrevista ao jornalista Evandro Nogueira (Rádio Verdes Mares), Heitor Férrer revela que já recebeu convites de partidos diversos, mas aguarda a definição da entrada dos Ferreira Gomes para definir qual seu destino político.

 "Dentro desse mundo do 'se', o PSDB seria uma das opções por conta do convite que me foi feito (pelo senador Tasso Jereissati)", ressaltou Heitor Férrer. 

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Heitor arruma as malas para deixar o PDT

O deputado estadual Heitor Férrer teve, na manhã desta terça-feira (18/08), o seu mais amargo café dos últimos 28 anos como militante do PDT. Heitor dormiu ontem à noite e acordou cedo com a certeza de que a história com o PDT está se encerrando, de forma frustrante e sem o sonho de concorrer, pela sigla, em 2016, à Prefeitura de Fortaleza.
Com a ida dos irmãos Cid e Ciro Gomes, com os aliados para o PDT, Heitor Férrer não tem ambiente para permanecer na sigla fundada pelo ex-governador Leonel Brizola. Heitor é oposição à administração Roberto Cláudio, ao Governo Camilo Santana e, nos dois mandatos de Cid Gomes como Governador, fez as principais denúncias contra o Governo.
Com as informações sobre o andamento dos entendimentos entre Cid e Ciro Gomes com o presidente da Executiva Nacional do PDT, Carlos Lupi, o deputado Heitor Férrer ainda torcia para a filiação dos Ferreira Gomes se tornar inviável. Heitor sonhava em permanecer no PDT.
O cenário, porém, se desenhou em outra direção e, com o avanço das negociações entre Cid e Ciro Gomes, as portas do PDT estão ficando mais estreitas para Heitor Férrer que, em 2012, recebeu 262.365 votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Heitor ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral, perdendo a vaga no segundo para o então candidato e hoje prefeito Roberto Cláudio. Agora, fora do PDT, Heitor buscará uma nova sigla para concorrer à sucessão de Roberto Cláudio. Heitor recebeu sondagens do Solidariedade, PSB e PMDB.

OAB, CNI, CNA e CNT preparam manifesto contra impeachment de Dilma

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as Confederações Nacionais da Indústria (CNI), da Agricultura e Pecuária (CNA) e dos Transportes (CNT), preparam manifesto para ser divulgado em reunião amanhã, a favor de um pacto pela governabilidade e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A informação está divulgada na edição desta terça-feira (18) do Valor Econômico.


O ato, que busca o apoio de outras entidades, segue a lógica das manifestações já feitas pela Federação das Indústrias de São Paulo e Rio de Janeiro, após o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), pedir a união nacional para tirar o país da crise econômica e política.

Ministro da Fazenda confirma que não há dinheiro em caixa para antecipar 13º salário

O não pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS está provocando uma guerra interna na Esplanada. Enquanto uma ala do governo busca garantir para setembro o pagamento, já que a folha de agosto está fechada, um grupo contrário argumenta que a liberação do valor deve ser feita em dezembro, de qualquer forma.

Segundo a Folha de S. Paulo, a presidente Dilma Rousseff pediu à sua equipe econômica estudos para uma possível alternativa.Há nove anos a antecipação de parcela do abono, não obrigatória, é feita em agosto, e o argumento dos favoráveis do pagamento em setembro, é que é injusto adotar uma medida como essa sem ter informado os beneficiários com uma 'antecedência razoável'.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defensor da não antecipação do 13º salário, disse que, neste momento, não há dinheiro em caixa para bancar a liberação do pagamento.

Mais um aliado de Eunício assume posto federal

O advogado cearense Otávio Luís Rodrigo Júnior é o novo membro do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial e divulgada pelo Blog do Eliomar. Ele é uma indicação do senador Eunício Oliveira (PMDB) e a sexta que o peemedebista consegue emplacar. Além dele, o ex-senador pelo Acre, Aníbal Diniz (PT), também foi nomeado para o conselho.

Anteriormente, ele já havia indicado o presidente do BNB, Marcos Holanda, o novo desembargador do Tribunal Regional da 5ª Região, Cid Marconi e o superintendente federal de Pesca, Aquicultura e Pesca no Ceará, Aloisio Carvalho. Além destes, seu genro, o advogado Ricardo Fenelon Júnior, foi indicado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que gerou polêmica.

No fim de julho, foi a vez do ex-secretário de Recursos Hídricos, César Pinheiro. Ele foi escolhido como o novo responsável pela Companhia Docas do Ceará, órgão federal ligado a Secretaria de Portos da Presidência da República. Enquanto Eunício trabalhava por Pinheiro enquanto o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), tentava emplacar Ilário Marques (PT), ex-prefeito de Quixadá.

Eunício vem tendo seus pleitos atendidos pelo Planalto nesta segunda gestão. De acordo com o portal da revista Época, eles não são de graça. O senador tem sido peça importante na articulação da base governista no Senado. Líder do PMDB no Senado, o cearense estaria desempenhando papel importante no recrutamento de senadores para a base aliada, tendo sido um dos responsáveis pela confecção da "Agenda Brasil", plataforma de propostas apresentada pelo pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB), ao Palácio do Planalto e apontado como esperança para o governo conseguir recompor a base e retomar o protagonismo no cenário político e econômico.

Ontem, outro dos autores da plataforma, Renan Calheiros, viu um aliado seu, o desembargador Marcelo Navarro, ser escolhido para ocupar cadeira no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), apesar de ter sido o segundo colocado na votação para o posto. O presidente do Congresso negou ter influenciado na decisão.

Luizianne para Ciro: "ser chamada de louca por ele é elogio

A ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins(PT) respondeu aos ataques do ex-governador Ciro Gomes (Pros). Na noite de segunda-feira, 17, ela foi chamada de "louca" pelo mais velho dos irmãos Ferreira Gomes. De acordo com a petista, "Ser chamada de louca por uma pessoa desequilibrada como ele, na verdade, é um elogio!", diz.

Ciro e Luizianne são desafetos políticos declarados desde 2012, quando o clã dos Ferreira Gomes e a então prefeita romperam, com esta apoiando Elmano de Freitas (PT) para sua sucessão e aqueles o então deputado estadual Roberto Cláudio (então no PSB), que acabou sagrando-se vencendor.

Luizianne insinuou que Ciro é que precisaria de cuidados psiquiátricos. "Eu sugiro que ele procure os serviços da rede pública de saúde mental que eu construí e estruturei em Fortaleza - e que, aliás, o atual prefeito, apoiado por ele, está destruindo - caso queira receber uma ajuda profissional", diz.

Não é a primeira vez que Ciro recebe este tipo de "sugestão". Em 2012, o então prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (então no PR) recomendou que Ciro procurasse "os serviços do CAPS-AD de Pajuçara, que tem excelentes profissionais e conseguido grande sucesso na recuperação".

EDUARDO CUNHA

A ex-prefeita não foi o único alvo de Ciro. Ele também apontou suas armas para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Segundo ele, trata-se de um “pilantra de quinta categoria que manda e desmanda na República”.